Elson Araújo
Seis anos de muito trabalho, avanços e mudanças. A gestão do prefeito Madeira nesse período destravou a cidade. A política de crescimento e desenvolvimento econômico continua a atrair novos investidores e a gerar perspectiva de novos postos de trabalho, de novos empregos. Ações que se refletem no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano. Hoje o IDH de Imperatriz só é um pouco menor do que o de São Luís.
Já com o apoio do governador Flávio Dino, o prefeito Madeira conseguiu atrair para a cidade uma empresa de “Call Center” que quando estiver instalada vai gerar cerca de 1500 empregos.
As ações da Prefeitura de Imperatriz para melhorar a vida das pessoas são permanentes. Os programas sociais praticamente zeraram a presença de crianças e adolescentes em situação de risco nas ruas da cidade e os idosos melhoram a qualidade de vida com as múltiplas atividades da Casa do Idoso Feliz. Todas estão nos programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Até a população de rua conta hoje com um local onde é recebida e tratada com dignidade. É essa a secretaria que coordena a parte que cabe à Prefeitura do programa Minha Casa, Minha Vida.
O trabalho da prefeitura nesse programa vai favorecer que ao final da gestão municipal 10 mil famílias tenham casa própria.
É por iniciativa do prefeito Madeira que hoje Imperatriz é modelo para o resto do Brasil no desenvolvimento do maior programa de regularização fundiária do Norte/Nordeste. Milhares de imóveis estão sendo ou já foram legalizados. Muitos imperatrizenses hoje batem a mão no peito e podem dizer “essa casa é minha”.
O programa não beneficia só a zona urbana. A regularização fundiária também já chegou à zona rural. Tudo isso sem que o cidadão tire um único centavo do bolso.
O governo municipal fortalece a agricultura familiar por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. As famílias recebem sementes e assistência técnica e até uma forcinha para preparar a terra. O matadouro, antes uma vergonha regional, hoje é um moderno frigorífico. Carne de qualidade e sadia na nossa mesa.
Esse apoio ao pequeno agricultor tem resultado no aumento da produção, em mais alimentos e dinheiro no bolso dos pequenos produtores que distribuem seus produtos nas feiras organizadas pela Secretaria de Agricultura.
As mudanças e melhorias no trânsito são visíveis. Novos corredores de trânsito, novas viaturas, novos conjuntos semafóricos, novos agentes, campanhas educativas, parcerias com o Ministério Público resultaram numa maior fluidez no trânsito e numa sensível, mas real diminuição nos índices de acidentes.
Uma Defesa Civil atuante com uma equipe treinada que age nos momentos certos e na hora certa tem ajudado a identificar e a prevenir desastres auxiliando na segurança física da população.
E o que dizer da Ouvidoria do Município, que mantém um corpo de advogados diariamente para atender de graça às demandas da população? Ali todos são atendidos e se a reclamação não vira processo, no mínimo o demandante sai orientado.
A pequena, mas aguerrida equipe de ASCOM, com toda a dificuldade, abastece os jornais, blogs, sites e as redações das rádios e TVs diariamente com as notícias das ações do Governo. Em seis anos, não houve um único dia em que em algum lugar no Maranhão, no Brasil e no mundo alguém não tenha tido acesso às notícias das ações do Governo Madeira. Já o cerimonial cuida com zelo e dedicação para que os eventos da Prefeitura tenham a qualidade necessária.
A Secretaria do Meio Ambiente foi implementada e se tornou uma aliada forte na organização da cidade.
A melhoria e o fortalecimento da Receita Municipal melhoraram a arrecadação e com isso tem ajudado a Prefeitura a superar diversos obstáculos financeiros.
É com muito esforço, coragem e determinação que a Prefeitura de Imperatriz conduz seu sistema de saúde pública. Enquanto em muitos municípios o maior investimento é uma ambulância, aqui o Socorrão atende a pacientes de municípios de três Estados - Maranhão, Pará e Tocantins. O número de pacientes subiu de 12 para 18 mil nesses seis anos.
O trabalho preventivo da saúde de Imperatriz hoje é reconhecido nacionalmente. No início de novembro, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, participou de um evento no qual a saúde de Imperatriz recebeu um reconhecimento público por atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
As campanhas de vacinação e de combate ao câncer, à hipertensão, ao diabetes, ao mosquito da dengue também integram as ações permanentes da saúde municipal.
A Prefeitura de Imperatriz é protagonista dos maiores jogos escolares do interior do Estado. Em 2014, a Secretaria de Esportes enviou quase dois mil atletas para participar dos Jogos Escolares Maranhenses. O resultado desse incentivo tem sido o alto desempenho dos alunos/atletas nos Jogos Escolares Maranhense, bem como em competições fora do Estado.
Na cultura, o ano termina com a aprovação da lei que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura que quando em operação vai financiar, por meio de editais, pequenas produções culturais. Um grande avanço para o setor em médio prazo.
A Secretaria da Juventude desenvolve hoje, em parceria com o Governo Federal, o NUFAC, voltado à assistência aos jovens negros, e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres desenvolve um forte trabalho a favor da emancipação, proteção, consciência e valorização da mulher.
Drenagens, pontes, asfalto, praças, ginásios, escolas, postos de saúde, casas populares; obras físicas continuam a transformar a paisagem urbana da cidade.
O governo municipal investiu muito em mobilidade urbana. Novas ruas foram abertas, drenadas e asfaltadas.
O prefeito Madeira já cumpriu com o compromisso de asfaltar todo o bairro da Nova Imperatriz; o Maranhão Novo falta muito pouco e o Bacuri também. As ruas do bairro São Salvador e do Setor dos Potes acabam de ser asfaltadas.
Brasil Novo, Vila Brasil, Parque das Estrelas e Parque das Palmeiras estão com asfalto novinho. A Rua Aimoré foi totalmente asfaltada e se transformou num importante corredor de trânsito que interliga a Cafeteira à Vila Lobão.
Obras presentes e futuras
A Prefeitura retomou o PAC da Cafeteira, que começa a mudar de patamar, e aguarda a liberação de recursos para retomar o PAC da Vila Nova.
1800 metros de asfalto acabam de ser feitos na Rua D. Pedro II, beneficiando toda a cidade, mas principalmente parte do Bacuri, Buriti e Anhanguera. Por essa via agora é mais fácil chegar à ponte Dom Affonso e, consequentemente, ter acesso ao Estado do Tocantins e à BR-010.
A meta da gestão do prefeito Madeira é de nos próximos dois anos, com o apoio do governador Flávio Dino, continuar com as parcerias que têm possibilitado a implementação do maior programa de recuperação da infraestrutura urbana que Imperatriz já teve.
Mas, como já se viu e vê, a cidade não é só asfalto. Fortes investimentos são feitos para melhorar o ensino. Setes escolas sendo construídas, quadras poliesportivas sendo reformadas e construídas, professores sendo qualificados, alunos se destacando em eventos científicos. Há poucos dias, a educação municipal realizou um dos maiores eventos educacionais do Maranhão. O III Congresso Municipal de Educação, com mais de três mil professores.
A cidade avança, cresce, se desenvolve graças ao trabalho de uma equipe comprometida guiada pelo prefeito Sebastião Madeira, que com inteligência tem procurado as parcerias e os apoios para manter a cidade no rumo certo. Parceria com a Câmara Municipal, com a Assembleia Legislativa, o Governo Federal, a iniciativa privada e com a comunidade.
Comentários