A cada dia, há 23 mortes no Brasil decorrentes de acidentes do trabalho. Quando não matam, os acidentes deixam, por ano, 20 mil trabalhadores permanentemente incapacitados. Essa é a média dos últimos cinco anos registrada nas pesquisas dos Ministérios do Trabalho e da Previdência Social.
Em busca da conscientização dos colaboradores e da sociedade de forma geral sobre a importância de agir adequadamente no trabalho e evitar acidentes, a CEMAR desenvolve um trabalho de prevenção. Um exemplo disso foi a Campanha “Segurança: você é importante”, realizada entre os dias 01 e 16 deste mês.
O técnico de segurança da CEMAR, Edson Silva, afirmou que o diferencial deste ano é a participação de empresas regionais de outros setores como de construção civil e indústrias. “Estivemos nas empresas e em instituições públicas e privadas, levando palestras sobre risco elétrico, economia, acidente de trabalho, estimulando as pessoas a entenderem que acidente no trabalho está sempre perto, mas sempre há como prevenirmos e combatê-los”, completa.
Uma das empresas parceiras na campanha foi a Franere Construções, que recebeu técnicos de segurança de empresas parceiras da CEMAR para uma palestra. Segundo Jonay Gomes, técnico de segurança da DPL Engenharia, a palestra versou sobre os cuidados com riscos elétricos na construção civil. “Essa palestra tem o objetivo de conscientizar todos os trabalhadores da construção civil como os acidentes podem ser evitados se tomarmos os devidos cuidados”, explica.
A Campanha de prevenção de acidentes do trabalho estendeu o leque de informações a outras pessoas. O público dessa vez foi alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Pedro Ferreira de Alencar. Na oportunidade, foram ressaltados os riscos elétricos, em geral, relacionados a alta e baixa tensão elétrica, e os modos de evitá-los.
A aluna Amanda da Silva disse que a palestra foi interessante, sobretudo quando houve referência aos choques elétricos que podem acontecer em casa nas atividades diárias. “Achei legais algumas dicas que eles deram, como não pranchar o cabelo molhado, não tirar a proteção das coisas, como o ferro de passar roupa. Algumas dicas eu sabia, outras não. Entendi tudo direitinho”.
Antonio Ismaly da Silva Cavalcante, técnico de segurança da GB Engenharia, lembra que com os parceiros da CEMAR acontecem acidentes, mas que, com certeza, “o lugar onde mais ocorrem os acidentes é dentro de casa, na comunidade, daí a relevância dessa iniciativa”. O técnico conclui que a intenção da CEMAR em levar informações nas escolas, principalmente para crianças e adolescentes, vem do foco de querer distribuir conhecimento para “futuros trabalhadores”.
Trânsito - O trânsito foi outro aspecto abordado, tendo em vista que muitas vezes ocorrem acidentes no traslado dos trabalhadores que estão cotidianamente dirigindo. Tendo esse aspecto em vista foi realizado o treinamento de direção defensiva em parceira com a Honda de Imperatriz. O curso foi ministrado pelo instrutor de pilotagem e monitor de treinamentos, Marcelo José Stofell. O treinamento aconteceu em dois momentos: um teórico e um prático e englobou técnicas de pilotagem: dica de como lidar com motocicleta no trânsito, como prever situações de risco e lidar com essas situações.
Joceyr Junior, supervisor regional da Money Assessoria, destaca que esse trabalho é importante para que se possa repassar a informação adiante. “Trazer para eles essa realidade de segurança, de como andar melhor no trânsito, de ser visto de observar melhor de cumprir as regras mostra que a CEMAR abrange os seus terceirizados como também seus coordenadores trazendo para eles essa responsabilidade, porque segurança é um dever de todos”.
As atividades da Campanha foram encerradas com uma carreata, realizada no último sábado (16), que percorreu as principais ruas da cidade. Na oportunidade, foi realizada uma blitz educativa com a distribuição de matérias informativas sobre o tema. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)