A primeira etapa do concurso da Guarda Municipal foi realizada na manhã desse domingo, 18. Mais de cinco mil inscritos estiveram nos 20 locais de provas em Imperatriz. De acordo com a realizadora do certame, Fundação Sousândrade, faltaram 572 candidatos, cerca de 8,72%. Uma equipe de fiscalização da Prefeitura percorreu os locais de prova para garantir que tudo transcorresse de forma tranquila e transparente.
Segundo a coordenadora, Cícera de Fátima Oliveira, acompanhada do controlador-geral do Município, Davi Cardoso, e o adjunto, Jair Pereira, as escolas e faculdades que sediaram a aplicação das provas foram escolhidas para atender todos os bairros e, assim, facilitar o deslocamento dos candidatos.
Ela destaca que a “Fundação foi contratada para executar o concurso, por se tratar de uma empresa de renome e séria, e isso é uma determinação do prefeito Assis Ramos, realizar um concurso de forma transparente, com toda logística de segurança para garantir a credibilidade na aplicação das provas”. Enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do Samu também foram mobilizados para possíveis atendimentos. A Secretaria Municipal de Trânsito esteve em alguns pontos da cidade para organizar o fluxo dos veículos e evitar congestionamentos.
Emílio Ramos, representante da Fundação Sousândrade, afirma que não houve nenhum registro de ocorrência. “A FSADU tem uma história e zelamos por isso, entendemos que um concurso público é coisa séria e trabalhamos pensando no exercício de cidadania para fazer valer esse direito”, pontuou. Ele ressaltou que, conforme edital, os candidatos puderam sair dos locais levando os cadernos de provas somente a partir das 11h, e nessa segunda-feira, 19, foi divulgado o gabarito no site da Fundação, no mesmo endereço onde os candidatos se inscreveram.
O comandante da Guarda Municipal, José Ribeiro, também acompanhou a comissão de fiscalização e enfatizou que “o concurso foi realizado com todo o suporte da prefeitura e tudo ocorreu dentro da normalidade, sem incidências, e isso gera uma satisfação e mostra o cuidado com os candidatos”.
A primeira etapa do certame, regido pelo Edital nº 001/2018, contou com treinamento de cerca de 480 fiscais no sábado, 17 entre eles, aplicadores, coordenador local, auxiliares, fiscais volantes e de banheiro, representante das escolas, além do apoio da segurança pública.
O secretário municipal de Administração, José Antônio Pereira, detalha que as provas foram compostas por 70 questões objetivas sobre conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e específicos”. (William Castro - Ascom)
Comentários