Considerada uma das atividades comerciais mais lucrativas e com menos riscos, as franquias têm se tornado um modelo viável e seguro para muitos imperatrizenses, como a jovem empresária Aryela da Rocha, que percebeu no segmento uma maneira segura de realizar seu grande sonho: investir em bijuterias. "Eu já gostava muito de mexer com bijuterias e percebendo o crescimento deste setor em Imperatriz, resolvi abrir meu próprio negócio no formato de uma franquia. E não me arrependo! Além de ser um negócio seguro, a franquia chama muito a atenção do público", disse.
Um dos fatores que têm contribuído para a instalação de grandes marcas por meio de franquias é a chegada de grandes empreendimentos em Imperatriz nos últimos anos. "Decidi investir em uma franquia, porque a cidade está crescendo e tende a se tornar um polo industrial, universitário e de prestação de serviços, o que influencia diretamente na qualidade de consumo dos compradores imperatrizenses", contou o empresário André Luís Muiños.
Os shoppings centers são os melhores locais para encontrarmos o maior número de franquias na cidade. No Imperial Shopping Center estão dispostas 62 lojas do segmento, e no Tocantins Shopping há um mix de mais de 20 franquias, com uma previsão de abertura de cinco novas lojas em março.
Para o gerente comercial do Tocantins Shopping, Edmilson Ramalho, as franquias fortalecem o comércio local, ao passo que oferecem no mercado produtos consolidados nacionalmente. "Os investidores de franquias possuem 70% de chance de retorno garantido, porque o público já conhece o produto. Assim, torna-se mais fácil a comercialização", afirmou.
Crescimento - O modelo de franquias, que consiste no direito ao uso do nome de uma marca, produtos e serviços já consolidados no mercado, deve crescer 10% em 2013, alcançando 115 mil franquias, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Como abrir uma franquia - Os investidores interessados em abrir uma franquia devem inicialmente analisar se há uma compatibilidade entre sua vocação e o ramo de atividade escolhido. Depois de escolher o tipo de serviço ou produto a ser franqueado, o investidor deve entrar em contato com a administração do franchising desejado.
Após essa etapa, a empresa analisará a proposta do solicitante e observará se o negócio é viável (condições de mercado) na cidade. Caso a empresa detentora da marca aprove a solicitação, será necessário dispor do Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), alvarás do Corpo de Bombeiro e Prefeitura, entre outros documentos.
Para abrir a franquia é necessário o franqueado pagar uma taxa inicial - variável entre as marcas -, possuir capital de giro para manter a empresa e mensalmente pagar o royalty, que é uma porcentagem sobre o faturamento. Ainda, a orientação quanto à escolha do ponto, decoração da loja e treinamento é oferecida pelo franqueador, com base no modelo padronizado da franquia. (Thays Assunção)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14636
Comentários