A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDES, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, realiza, nos dias 6 e 7 de maio, no auditório da Unidade Regional de Educação – UREI, a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
A programação tem início hoje, quarta-feira (6), com um café da manhã e o credenciamento dos participantes. A solenidade de abertura, informa a titular da SEDES, professora Miriam Reis Ribeiro, está prevista para começar às 9h com um momento cultural e às 10h será feita a leitura do Regimento Interno, cujas discussões e propostas se estenderão até o meio dia, quando será servido o almoço.
“Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” será a primeira palestra da III Conferência, ministrada pelo presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, Eurico Fernandes, seguida da palestra “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar”, pela nutricionista Jaisane Lobato.
A programação do primeiro dia da III Conferência encerra-se com a esperada palestra “Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Paulo Catunda. A palestra tem início previsto para as 16h, dependendo dos debates, pode se estender até as 18h.
O segundo dia começa às 8h com um café da manhã, às 8h30 tem início a palestra “Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade”, ministrada por Miercio Robert. O ciclo de palestra encerra com “Programas de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Imperatriz”, às 09h30, palestra esta que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Luciano Davanso.
Grupos de trabalho – A partir das 10h se formarão os grupos de trabalho que vão debater três temas: Quais os avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Qual a estratégia para a conquista da comida de verdade no município, no País e Internacional e O que o poder público e a sociedade civil pode fazer para fortalecer o SISAN na esfera federativa.
No período da tarde, após o intervalo do almoço, os participantes retornam à discussão central para a apresentação e votação das propostas. Prevista para as 15h, a parte mais concorrida da III Conferência, que é a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários