O Governo do Maranhão lançou a 2ª etapa do Programa ‘Mais Asfalto’, que vai beneficiar 107 municípios com asfaltamento de vias urbanas e novas rodovias. O anúncio das obras foi a pauta central da sessão dessa quinta-feira (1º), da Assembleia Legislativa. Na tribuna, os deputados Stênio Rezende, Othelino Neto e Max Barros ressaltaram os avanços que o Estado terá com o investimento em infraestrutura assegurado pelo Governo.
O deputado Othelino Neto destacou a construção da estrada que liga as cidades de Paulino Neves a Barreirinhas, que permitirá a integração rodoviária do Maranhão à Rota das Emoções, ao lado dos estados do Ceará e Piauí. “Essa obra vai interligar o Parque Nacional dos Lençóis com a APA do Delta do Parnaíba, chegando até o Parque Nacional de Jericoacoara. Uma obra importante que terá impacto no turismo do Maranhão gerando empregos e renda para aquela região”, realçou.
Outra obra importante enfatizada por Othelino Neto foi a autorização para a construção da ponte que interligará os municípios de Central do Maranhão a Bequimão. De acordo com ele, a obra interligará 10 municípios da Baixada Maranhense e encurtará em 125 km o deslocamento dos moradores da região. “Merece, realmente, o nosso aplauso essa obra, que se soma a obras marcantes do Governo do Estado na região da Baixada Maranhense”, disse o deputado, referindo-se, também, ao Hospital Regional Dr. Jackson Lago, inaugurado esta semana em Pinheiro.
O deputado Max Barros classificou a obra da estrada de Paulino Neves a Barreirinhas como fundamental para incrementar o turismo na região. Para ele, o grande problema da execução dessa estrada é sua concepção, pois se encontra numa área de preservação ambiental federal muito sensível com dunas, lagos e nascentes. “O estudo de impacto ambiental tem que ser muito bem feito, para que não haja prejuízo ao meio ambiente. Em termo de estratégia para o desenvolvimento do Baixo Parnaíba e do Maranhão é muito importante”, completou.
Fruto de uma parceria público-privada, a primeira fase de construção da estrada será executada pela empresa Ômega Energia, em seguida o Governo do Estado prosseguirá com as obras de pavimentação do novo trecho. Stênio contou que no governo José Reinaldo Tavares, há 10 anos, o Estado tentou fazer estradas no Maranhão a partir desse tipo de parceria, quando até reuniões foram realizadas em Mato Grosso, com secretários e deputados, para utilizar o estado do centro-oeste como modelo.
“É a primeira parceria neste sentido no Estado do Maranhão. E aqui eu quero parabenizar o governador Flávio Dino pela coragem, pela garra, pela determinação e pelo pioneirismo nesse modelo de execução das obras do nosso Estado”, destacou Rezende.