As obras de construção da segunda etapa do Distrito Industrial de Imperatriz devem ser iniciadas a partir de fevereiro do próximo ano. A previsão foi anunciada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, durante apresentação do projeto, ocorrida na manhã de ontem (06), com empresários na sede da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). O secretário também veio a Imperatriz para participar da abertura da Feira do Empreendedor, onde representou a governadora Roseana Sarney.
Participaram da reunião o presidente da ACII, Euclides Viêra; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o presidente da CDL de Imperatriz, Francisco Brasil; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, David Braga Fernandes, além de empresários do município.
Com uma área de 70 ha dividida em 50 lotes, a segunda fase do Distrito nasce com um novo conceito, o de Condomínio Empresarial. Neste contexto, o espaço passa a contar com lotes mais definidos e distribuídos, dentro de um zoneamento urbano para atender à demanda não só de indústria, mas de diversos setores empresariais, como comércio e serviços.
Vários fatores diferem o DI do Condomínio Empresarial. Entre as quais, a criação de um centro administrativo, serviços de vigilância, espaço para instituições ligadas ao setor empresarial, a administração em forma de condomínio que será gerida pelo governo em conjunto com os empresários e o principal: o licenciamento ambiental prévio.
“Estamos aqui apresentando a ideia aos empresários da segunda fase do distrito, que passa a ter uma nova modelagem. Então, nós vamos prover ao empresário uma área com infraestrutura adequada, preços subsidiados, garantindo assim as condições para estimular a implantação dos empreendimentos em Imperatriz”, disse o secretário Maurício Macedo.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, elogiou o projeto. “Acho que esta é uma notícia boa para Imperatriz”, disse. Madeira reafirmou a parceria com o governo do estado, visando atrair mais empreendimentos para o município. Como exemplo, citou a possibilidade da implantação de uma fábrica de calçados em Imperatriz.
O presidente da ACII, Euclides Viêra, afirmou que a entidade foi uma das precursoras na reivindicação de um distrito industrial no município. “Ficamos bastante satisfeitos em ver que esse projeto está progredindo e se ampliando. A ideia de criação de um condomínio empresarial para gerir esse espaço é bastante sensata e torcemos para que dê certo. A ACII é parceira da Sedinc nesse projeto, estamos prontos para colaborar no que for necessário”, disse Euclides Viêra.