Porto fala da importância do ZEE no estado do Maranhão
Comunidade acompanha atenta a apresentação da ZEE-MA

Domingos Cezar

Um dos mais concorridos eventos realizados na programação da 51ª EXPOIMP aconteceu na tarde da última terça-feira (9), com a audiência pública de apresentação do Sumário Executivo da fase de Diagnóstico do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão - ZEE-MA.
Vários órgãos do Governo do Estado participaram das discussões contribuindo com o debate. A Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina - SEERT se fez presente representada pelo secretário Luiz Carlos Porto, o Pastor Porto.
O ZEE-MA é uma ferramenta de gestão territorial importante para o melhoramento da qualidade de vida da população maranhense, dando suporte para elaboração de políticas públicas. "Daí a importância da participação da sociedade nos debates", afirmou Porto.
De acordo com Porto, o ZEE mapeia as potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e sustentável e também se aplica ao meio ambiente artificial. "Como é do conhecimento de todos vivemos em uma região dotada de grandes potencialidades", afirma Porto.
O ZEE estabelece ainda, medidas de proteção ao meio ambiente, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e do solo, e garantir, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável da economia e melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Projetos Especiais - SEPE, Luís Fernando, os debates sobre o ZEE são permanentes, realizados  com diversos setores da sociedade em todas as regiões do estado. O secretário agradeceu a participação e o acolhimento das autoridades e comunidade.
Participaram da apresentação do ZEE-MA, além dos secretários Luís Fernando e Pastor Porto, o presidente da AGEMSUL - Agência Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Frederico Ângelo e o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB).