O secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado, participou nessa quinta-feira (7), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), do IV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão. O evento, que se estende até esta sexta-feira (8), terá em sua programação a realização de palestras, conferências e mesas redondas.
Promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-MA), o encontro teve por objetivo contribuir para a formação de conselheiros municipais de Educação, no sentido de que estes se tornem uma instância efetiva de proposição, fiscalização e normatização das práticas educacionais.
Danilo Furtado destacou a importância dos Conselhos para a melhoria do sistema educacional do estado. “Os Conselhos Municipais de Educação são de extrema relevância para a melhoria da educação no Estado. A partir dos Conselhos podemos definir metas e estabelecer um padrão para a educação maranhense. Com a normatização dos planos estadual e municipais, em consonância com o plano nacional, vamos assegurar um sistema onde as redes estarão integradas com a finalidade de oferecer uma educação de qualidade para todos”, enfatizou.
O encontro visou, ainda, discutir a atuação dos conselheiros no contexto dos planos de educação, levantando-os a compreender a natureza, constituição e operacionalização dos Conselhos e o seu papel no processo de elaboração, implantação e implementação dos planos.
“É um momento impar. Oportunidade de assegurarmos uma visão integrada dos conselheiros para a melhoria da educação no Maranhão. Quem faz educação tem que ser um semeador. E cada gestor tem que saber a importância de seu papel na educação brasileira” disse Roberto Mauro Gurgel Rocha, na ocasião representando o Conselho Estadual de Educação.
Para a coordenadora Estadual e Regional Nordeste da UNCME-MA, Maria Lindalva Batista, o regime de colaboração é fundamental. “Somente o regime de colaboração entre as entidades possibilita momentos como este, em que podemos discutir e encaminhar proposições que venham contribuir para melhoria da educação em todo país”, disse.
“Considero de alta relevância a formação de conselheiros e só assim teremos oportunidade de ter um maior entendimento do nosso papel na política educacional do estado”, disse Julia Benedita Silva Castro Figueira, presidente do Conselho Municipal de Bacabeira.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15074
Comentários