Cida Marconcine
O Governo do Maranhão, através da Coordenação de Temas Socioeducacionais/SUEB/SAE/SEDUC, promoveu uma Formação Continuada em Educação para o Trânsito SEDUC/SOS VIDA, em Imperatriz, nos dias 18 e 19, tendo como público-alvo os técnicos da UREI, supervisores e professores das escolas da rede estadual de ensino.
Na abertura da formação, estiveram presentes compondo a mesa solene a gestora de Educação da Unidade Regional de Imperatriz, Professora Dra. Orleane Evangelista de Santana; a secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação (SAGRE), Professora Mestra Rosyjane Paula Farias Pinto; o coordenador geral da Campanha SOS VIDA, Sr. Lourival da Cunha Souza; a gerente de Recursos Humanos da SUZANO - Indústria de Papel e Celulose, Sra. Simone Caixeta; o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, Sr. Antonio Evaristo de Lima, e representando o Coordenador de Temas Socioeducacionais da Secretaria Adjunta de Ensino da SEDUC, Professor Mestre Luís José Câmara Pedrosa, a Professora Dra. Lívia Zaqueu, que é uma das formadoras da Coordenação de Temas Socioeducacionais da SEDUC.
Esta ação educativa é uma parceria entre a SEDUC, o GRUPO SOS VIDA da Maçonaria do Maranhão e a SUZANO Indústria de Papel e Celulose. "Gostaria de parabenizar essa parceria de sucesso, entre a SEDUC, a coordenação da SOS Vida da Maçonaria e a Suzano, por colocar em destaque um tema tão importante como a segurança no trânsito, principalmente se levarmos em conta os dados alarmantes de acidentes de trânsito em todo o Estado. Investir em Educação no Trânsito é investir na vida. É ajudar a reduzir o número de acidentes, uma vez que esta é uma ação preventiva", destacou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Professora Dra. Orleane Evangelista de Santana. "A Seduc não vai medir esforços para levar este projeto para todas as escolas da rede pública estadual do Maranhão, assim como também garanto que esta ação será levada para todas as escolas que compõem esta Unidade Regional de Educação", afirma a gestora da UREI.
A secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação (SAGRE), Professora Rosyjane Paula, reforça que a educação se faz importante neste projeto porque tem uma ação preventiva: "O secretário de Educação, Felipe Camarão, tem se dedicado muito em todas as atividades voltadas para o fortalecimento da nossa Educação no Maranhão. Tratar de educação no Trânsito é realmente tratar da vida, do ser humano. Precisamos olhar de forma coletiva o mundo, para o outro e o meio. A educação para o Trânsito é justamente isso. É olhar para o ser humano de uma forma mais profunda. É cuidar da sua vida, mas também cuidar da vida do outro. Por isso desejamos que mais eventos, projetos e parcerias como esta estejam sempre acontecendo e sendo fortalecidos em prol da educação do nosso Estado", finaliza a secretária adjunta da SAGRE.
O principal objetivo desta Formação Continuada em Educação para o Trânsito é propiciar estratégias metodológicas para a inserção e/ou inclusão da Temática nos Centros de Ensino na Rede Pública Estadual. A equipe formadora é composta pelas integrantes da Coordenação de Temas Socioeducacionais da SEDUC: Professora Eliane Oliveira de Abreu, Professora Lindaura do Socorro Ferreira dos Santos, Professora Dra. Lívia Zaqueu e Professora Lucy Mary Seguins Sotão.
Durante a Formação em Educação para o Trânsito SEDUC/SOS VIDA, os professores foram orientados a trabalharem com o Caderno de Apoio Pedagógico, que traz o resumo dos temas socioeducacionais na Educação Básica, as orientações para o trabalho pedagógico, as práticas sociais nas vias públicas e privadas, Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), os procedimentos didáticos para a Educação para o Trânsito (situação problema) e síntese ou produtos finais. Além disso, as discussões e estudos também passaram pela organização dos processos administrativos e pedagógicos em Educação para o Trânsito nas escolas. Os participantes atuarão como multiplicadores nos Centros de Ensino, realizando a capacitação dos professores de cada escola. Para tanto, dispõem do Caderno de Apoio Pedagógico elaborado pela SEDUC/SOS VIDA. Durante a formação também aconteceram oficinas para a elaboração coletiva do Plano de Trabalho a ser desenvolvidos nos Centros de Ensino de Imperatriz.
Presentes durante toda a formação, a diretora Regional de Educação de Imperatriz, professora Suelly Leal; a coordenadora Pedagógica da UREI, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota e o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, Sr. Antonio Evaristo de Lima, um dos coordenadores da SOS VIDA.
Comentários