O secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado se reuniu, nesta segunda-feira (21), com os membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). No encontro foram discutidas medidas para aperfeiçoamento das atividades do órgão, que tem como principal objetivo fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas escolas.
Composto por representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos, cabe à entidade analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto.
Ao destacar o papel do CAE para o sistema educacional, o secretário Danilo Furtado ressaltou que o órgão deve dialogar com os demais conselhos municipais para propor ações e compartilhar experiências. “O conselho pode dar orientações muito úteis, que irão melhorar a atuação dos conselhos municipais e irão refletir na qualidade da alimentação escolar”, realçou.
O presidente do CAE, Raimundo Oliveira frisou que a entidade quer atuar de maneira mais intensa na fiscalização e supervisão de aspectos como o armazenamento dos gêneros alimentícios e a satisfação dos estudantes em relação aos pratos do cardápio.
Nesse aspecto, o secretário de Educação solicitou ao conselho um cronograma de visita às escolas e aos municípios, bem como o cronograma das reuniões ordinárias do órgão para garantir, por parte da Seduc, o apoio às ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto.
Comentários