Maurício Macedo vista as instalações da fábrica da Topázio em Imperatriz

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, participou, nessa quarta-feira (23), da inauguração de mais um empreendimento instalado no Distrito Industrial de Imperatriz. A Topázio, que já possuía uma fábrica de estofados, agora conta com uma nova indústria, para produção de móveis para dormitório. Na noite de terça-feira (22), ele prestigiou a abertura da 5ª edição da Feira de Móveis (Movelnorte).

O evento contou com a presença de autoridades locais e representantes do setor de móveis. Entre os presentes estavam o secretário de Estado da Fazenda, Akio Valente; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Jairo Almeida.
Macedo destacou como o desenvolvimento industrial, com a inauguração de vários empreendimentos na cidade, tem impacto em outros setores da economia local. “Essas séries de inaugurações, como a Topázio, mostra como esta cidade está se transformando. Tudo o que aconteceu em Imperatriz nos últimos três anos tem relação com a chegada dessas indústrias, o que está mudando o perfil socioeconômico da população, com melhores empregos e renda”.
O secretário ressaltou, ainda, o trabalho realizado pelo Governo do Estado para melhoria da estrutura para atração de mais empreendimentos. “O Maranhão alcançou um grande desenvolvimento nos últimos cinco anos. Grandes indústrias vieram para nosso estado, já inauguramos 60 novas empresas durante esse governo. Isso é muito importante para economia. O mais importante disso é que fomos capazes de interiorizar esse processo com a chegada de empreendimentos nos demais municípios do estado e não apenas em São Luís”.
A trajetória da Topázio no município foi contada por Carlos Geisel, filho do fundador do grupo, empresário Manoel Barbosa. “Esse não é apenas um trabalho meu ou de meu pai, é resultado da dedicação de cada um de vocês [funcionários da empresa]”, disse emocionado. Ele chamou a atenção para o apoio do Governo do Estado. “É uma grande alegria poder inaugurar essa fábrica no Distrito Industrial de Imperatriz, que conta com investimentos do governo”.
A indústria tem capacidade para produzir 15 mil peças de móveis por mês, como roupeiros, cabeceiras, cômodas e criados-mudos. Com equipamentos modernos utilizados no processo de fabricação dos produtos, a nova unidade atenderá aos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A expectativa é de geração de 150 empregos diretos em até um ano de operação. A obra durou dois anos e teve um investimento de R$ 15 milhões.
A Topázio tem 18 anos de fundação e produzia estofados. No início, possuía apenas 12 funcionários e confeccionava 200 jogos de estofados por mês. A primeira fábrica foi inaugurada em 2008, com a produção de colchões de espuma e possui capacidade para produzir 13 mil peças por mês e emprega 200 pessoas diretamente.

Movelnorte
Ainda durante a visita à cidade de Imperatriz, o secretário Maurício Macedo participou da abertura da 5ª edição da Feira de Móveis (Movelnorte). O evento foi aberto na noite dessa terça-feira (22) e acontece até a próxima sexta-feira (25). A feira está montada no Centro de Convenções e reunirá 50 expositores de diferentes regiões do país.
A Movelnorte é realizada pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir). A expectativa dos organizadores é que essa edição supere o número de visitantes de 2012, quando a feira recebeu 9 mil lojistas das regiões Norte e Nordeste, devido a uma maior variedade de produtos oferecidos, com a ampliação espaço total para exposição e ao grande número de credenciamentos realizados.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Jairo Almeida, enfatizou a importância do evento para o setor moveleiro da região. “É um momento de espontaneidade do comércio, mostrando o desenvolvimento de nossa região e mostrando também a determinação desses empresários, que têm a coragem de fazer uma feira dessa magnitude e conseguir trazer investidores do Brasil inteiro”, completou. (Jordana Fonseca)