Secretário Maurício Macedo na abertura da 11ª Fecoimp

Os principais investimentos em implantação no Maranhão, além dos programas Maranhão Profissional e ProMaranhão, são apresentados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) durante a 11ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), aberta, na quarta-feira (14), no Centro de Convenções de Imperatriz, com encerramento neste sábado (17).
Considerada uma vitrine de negócios da região tocantina, a feira é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). O evento tem por objetivo oferecer um ambiente de negócios por meio da exposição de produtos do comércio, indústria, serviços locais, regionais e nacionais, além de estimular a capacitação por meio de palestras de cursos.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, que participou da abertura da feira, a Fecoimp é um estímulo aos negócios. “Esta é uma feira reconhecida nacionalmente entre as feiras realizadas no Brasil e é uma oportunidade para se realizar grandes negócios”, observou.
O secretário destacou, ainda, que Imperatriz já é um centro econômico muito importante para o estado e, que no momento, está entre as cidades maranhenses contempladas, atualmente, com investimentos de grande porte, citando como exemplo a Suzano Papel e Celulose, que investe cerca de R$ 4 bilhões em projeto de produção de celulose.
No estande da Sedinc, também participam da feira o Porto do Itaqui e a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) com seus produtos e serviços. O Porto do Itaqui apresenta o novo serviço de linhas de contêiner que passou a oferecer para exportação e importação de produtos. Ao mencionar a operação de linha de contêiner no Porto do Itaqui, Maurício Macedo disse que a região pode se beneficiar deste novo serviço por ser um grande centro produtor e gerador de diversos produtos que podem ser exportados e importados por dispor de localização geográfica para distribuição local.
Macedo falou, também, dos investimentos nas áreas do agronegócio como a Notaro Alimentos, em Balsas, e da gigantesca reserva de gás natural na região de Capinzal do Norte. “O Maranhão teve a felicidade de descobrir uma grande reserva de gás natural, uma fonte de energia térmica que pode mudar a história da nossa economia”, destacou.
Antes de participar da abertura da feira, o secretário visitou no período da tarde as obras da Suzano, que no momento está em ritmo acelerado de terraplenagem e ficou satisfeito com o viu. Pela manhã, Maurício Macedo visitou o Distrito Industrial de Imperatriz que foi recuperado pela Sedinc, ano passado. No momento, pelo menos 30 empresas já solicitaram à secretaria autorização para se instalarem no local. (Franci Monteles)