Autoridades durante a abertura do Encontro Regionalizado de Assistência Social em Imperatriz

Foi encerrado nessa quinta-feira (28) o Encontro Regionalizado da Política de Assistência Social, em Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão. O Encontro, que começou na quarta-feira (27), foi promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc). O objetivo do encontro foi assessorar tecnicamente os participantes com informações, esclarecimentos e orientações para contribuir na execução dos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.
O Encontro Regionalizado da Política de Assistência Social, em Imperatriz, foi dividido em duas etapas. A primeira, que ocorreu no dia 27, foi marcada por palestras, apresentações, painéis e debates sobre a Vigilância Socioassistencial, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Rede de Atendimento às violações. Na segunda etapa, que foi realizada no dia 28, foi seguido por oficinas simultâneas que abordaram o Papel dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), da Proteção Social Especial, do Serviço de Atendimento e Proteção Integral à Família (PAIF) e outros temas ligados à Política de Assistência Social.
Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, as oficinas foram o ponto alto do Encontro, pois promoveram interação dos participantes, que puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a Política de Assistência Social. "Esta é a quinta regional que realizamos este ano, anteriormente estivemos em Pinheiro, Caxias, Bacabal e Itapecuru-Mirim. Ao todo, realizamos mais de 100 monitoramentos e acompanhamentos dos municípios que foram orientados e capacitados pelo Encontro Regional de Assistência Social. Um grande benefício para um sistema que exige atualização continua, e as oficinas realizadas nos encontro foram ferramentas indispensáveis", informou Luiza Oliveira.
 O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, manifestou sua satisfação por ter Imperatriz como cidade-sede do Encontro. "Tudo que fazemos em Imperatriz em relação à assistência social é em parceria com os governos estadual e federal, além da participação da sociedade. Esse encontro é uma oportunidade para relatarmos e avaliarmos tudo o que temos feito nessa área, além de trocar experiências com outros municípios da região, por isso parabenizo e agradeço a Sedihc por escolher Imperatriz para sediar este evento", afirmou Madeira.
 Quem também participou da cerimônia de abertura do encontro foi o Diretor das Promotorias de Imperatriz, Joaquim Ribeiro de Sousa Junior, que ressaltou o trabalho desafiador da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania. "Vivemos num país com grande histórico de desigualdade social, por isso a importância do trabalho desta secretaria. Quanto mais investirmos na assistência social, certamente teremos mais educação, cidadania e segurança pública", disse o promotor de Justiça.
O encontro contou ainda com a participação de técnicos e profissionais da área de assistência social de mais de 20 municípios da região, que tiveram a oportunidade de interagir e avaliar suas ações voltadas para a Política de Assistência Social. Durante a abertura do evento, houve a apresentação do Coral Curumim, projeto que atende mais de 170 crianças e é mantido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da prefeitura de Imperatriz.