A secretária Mirim Reis (Sedes) diz que programas sociais beneficiam centenas de famílias em Imperatriz

Por Gil Carvalho

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), começou a colocar em prática o planejamento elaborado para o exercício deste ano. A informação foi prestada ontem à reportagem pela secretária Miriam Reis, da Sedes.
Segundo ela, a maioria das ações está sendo implementada pelo município com o objetivo de beneficiar a comunidade dos bairros e povoados de Imperatriz. “Nós queremos melhorar cada vez mais esse atendimento ao povo”, disse.
Miriam Reis, nesta entrevista à reportagem, falou que todos os polos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foram reorganizados e estão em pleno funcionamento em Imperatriz. “Nós também iniciamos a organização do programa Bolsa-Família, no sentido que seja feito um atendimento diferenciado a nossa gente”, frisou.
Ela assinala ainda que durante dois dias os servidores lotados nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) participaram de curso de capacitação com o objetivo de melhorar o atendimento ao público de Imperatriz. “A meta é oferecer um atendimento de qualidade à população em nossas quatro unidades do CRAS”, acrescenta.
A secretária observa que vários programas sociais são executados por meio da Sedes, citando como exemplo a Casa dos Especiais, localizada no bairro Juçara. “Lá, nós ministramos cursos e oferecemos serviços de psicologia, de fisioterapia, recreação, café da manhã, lanche e almoço aos alunos portadores de necessidades especiais”, conta.

Rio Tocantins
A cheia do rio Tocantins, que desabrigou dezenas de famílias, culminou na concentração de esforços do governo municipal, inclusive de técnicos e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Essas famílias foram retiradas imediatamente do setor da Beira-Rio, alojando-as em escolas e no parque de exposição, bem como fornecendo cestas básicas e atendimento médico”, disse.
“Nós também disponibilizamos uma equipe do Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz (Ciesi) que ministrou palestras e corte de cabelo às famílias ribeirinhas que foram desabrigadas pela cheia do rio Tocantins”, informou.
Miriam Reis ressalta que o maior objetivo do governo é “capacitar famílias para que tenham oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho, desvinculando-se de programas sociais como o Bolsa-Família”. “Queremos que esse cidadão consiga emprego, adquira sua casa própria e tenha dignidade, produzindo seu próprio sustento”, finalizou. (Colaborou Aurino Brito-Comunicação)