Manter e ampliar serviços e atendimentos sociais em diferentes localidades da cidade de Imperatriz requer logística, organização e empenho eficazes. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, alcançou números expressivos em 2019. Somente a Rede de Proteção Social Básica, que compreende os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV, e Centros de Referência de Assistência Social, Cras, realizou 59.344 atendimentos. Sedes comemora os resultados relevantes alcançados.
Somado aos atendimentos dos demais serviços da Sedes, tais como Centro Pop, Programa Minha Casa Minha Vida, CRPD, Restaurante Popular, Banco de Alimentos e outros, o número de atendimentos ultrapassa os 100 mil, rapidamente.
O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, CRPD, atendeu 89 usuários por mês, com atividades diárias, entre aulas de música, oficinas de libras e braile, informática, além de alimentação nas dependências do CRPD, entre outros acompanhamentos cognitivos de estímulos.
O Banco de Alimentos arrecadou 368,75 toneladas de alimentos e distribuiu cerca de 8 mil cestas à população em situação de vulnerabilidade social e às instituições filantrópicas cadastradas. Somente de janeiro a outubro deste ano, o Restaurante Popular, RP, serviu 83.370 refeições, preparadas com o devido acompanhamento nutricional e controle adequado de higiene e qualidade.
O RP e o BA estão na abrangência da atuação da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, Susan, que visa combater a fome, além das diversas palestras em ações externas, que foram realizadas levando informações sobre educação alimentar e nutricional.
A Sedes adquiriu, por meio de recursos do Governo Federal, três carros novos para atender aos Programas Criança Feliz, Índice de Gestão Descentralizada, IGD, e Bolsa Família. Um ônibus equipado para a inclusão, com ar condicionado, também foi adquirido para atender à Casa do Idoso Feliz e outros programas.
O Programa Criança Feliz, do Governo Federal, está em pleno funcionamento há dois anos na cidade, e acompanha crianças da primeira infância, de 0 a 5 anos de idade, com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar e o desenvolvimento infantil.
A Casa da Criança, Casa Lar e a Casa de Passagem atendem, respectivamente, recém nascidos e crianças até 10 anos de idade; meninas de 9 a 18 anos incompletos e meninos da mesma faixa etária. Nestes locais, os usuários são assistidos 24 horas por dia, com atenção à alimentação, saúde (o que inclui atendimento médico, psicológico, de enfermagem, entre outros), medicamentos, higiene pessoal. Eles também são devidamente acomodados e contam com acompanhamento pedagógico.
O Centro Pop atende pessoas em situação de rua, e neste ano atendeu mais de 525 usuários, com igual estrutura e serviço dos demais abrigos: local para descanso, banheiros, higiene pessoal e refeição para o dia todo, além de acompanhamento de assistência social.
No Setor de Benefícios Eventuais, ligado à Sedes, foram entregues mais de 100 cestas básicas, e aproximadamente 320 urnas funerárias.
1247 idosos foram cadastrados e são acompanhados pela Casa do Idoso Feliz. Lá, eles participam de atividades físicas, hidroginástica, atividades artísticas, recebem refeições, atendimento médico e de enfermagem, entre outros. Já o programa Bolsa Família atendeu 45.736 usuários em 2019. E, o Programa Minha Casa Minha Vida, entregou 920 casas no Residencial Teotonio Vilela I e II, aos sorteados.
Sobre conquistas deste ano e momentos críticos, a secretária da Sedes, Janaína Ramos relembra a enchente de abril. "Os números são reflexo de um trabalho dedicado durante todo o ano de 2019. Os servidores desta Secretaria demonstraram empenho, e isto em várias ações realizadas. E, para além dos números, destaco aqui, a força da solidariedade prestada pelos servidores, na época da pior enchente dos últimos 10 anos em Imperatriz, que assolou a população do Parque Alvorada", disse.
Ela recorda que "naquele momento, equipes foram direcionadas, e por meio de revezamento, eles trabalharam muito, até mesmo nos finais de semana, para assistir às pessoas, que viveram o pior momento de suas vidas. Eu só tenho a agradecer a Deus, por todo empenho, trabalho e conquistas alcançadas neste ano. Sem dúvida, a vontade de fazer mais e o amor ao próximo são a marca dos funcionários da Sedes", agradeceu a secretária. (Sara Batalha)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16535
Sedes comemora resultados e ampliação de serviços
Cras, Serviços de Convivência, CRPD e Casa do Idoso Feliz realizaram 59.344 atendimentos
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