Há quase 90 dias à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Saulo Dino, titular da pasta, faz balanço das ações realizadas no período e informa os novos desafios da SEDEL para promover o esporte e lazer em Imperatriz. Entre eles, está a articulação de ações para envolver a comunidade, o objetivo é resgatar jovens e adolescentes da criminalidade por intermédio do apoio ao esporte amador e realização de competições esportivas nos bairros.
Anuncia também a revitalização do Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, que será realizada em parceria com o Governo do Estado, e também a realização da 34ª edição dos Jogos Escolares de Imperatriz, que este ano terão a inclusão da modalidade "Peteca Mineira" e serão realizados de 12 a 28 de junho.
Sobre os estímulos articulados, Saulo Dino garante que o projeto "Ruas de Lazer", elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude e Trabalho, é um diferencial que denota a preocupação e empenho do município para com o esporte, sobretudo a formação social dos jovens imperatrizenses. Assinala também que esta tem sido uma preocupação compartilhada com o prefeito Sebastião Madeira. "Nós temos um planejamento que será realizado a partir de abril nos bairros de Imperatriz, trata-se de atividades esportivas, atividades estas voltadas para envolver a comunidade e auxiliar na formação de jovens e adolescentes".
Para Saulo, as ações do projeto serão de grande relevância para envolver os jovens e familiares. E garante que desde o início de sua gestão priorizou ações sociais por acreditar na função social do esporte junto à comunidade. "Nossa preocupação maior é levar ações que dinamizem o esporte na cidade. Não só visando os jogos, mas a comunidade. Nós queremos envolver os jovens e os pais".
Cavalo de Aço - Para proporcionar mais para os jogadores e comissão técnica do Cavalo de Aço nas competições, a SEDEL articulou parceria com o SEST/SENAT para disponibilização de serviços como piscina, fisioterapia, atendimento odontológico, palestras com temas específicos para melhorar o desempenho dos jogadores em campo.
De acordo com ele, a Prefeitura está buscando recursos e parcerias com o setor empresarial para proporcionar mais apoio ao time. "O prefeito Sebastião Madeira determinou que 10% das arrecadações da bilheteria sejam direcionadas para o time. Além disso, tem buscado junto aos empresários mais recursos para estimular e proporcionar mais estrutura ao Cavalo de Aço.
Outro importante apoio com o intuito de promover e apoiar o esporte local trata-se do atleta maranhense Evandro Silva (28), um dos destaques do esporte imperatrizense, que representará o Estado nas competições nacionais e internacionais na categoria taekwondo. O secretário afirma que o município está empenhado em garantir a promoção do esporte na cidade e para isso vai oferecer todo o apoio necessário aos atletas locais.
Evandro, que está recebendo todo o apoio da Prefeitura para participar das competições, afirma que a iniciativa é de grande relevância para a cidade, pois no momento ele é o único na categoria que vai representar o Estado tanto no Brasil quanto no exterior. Reforça ainda "este apoio tem sido crucial para minha careira. Antes eu tinha que me desdobrar para conseguir patrocínio e agora este tempo eu dedico aos treinos, pois a Prefeitura está me dando todo o suporte para que eu possa participar das competições".
Balanço - Sobre as ações realizadas nestes 66 dias de gestão, Saulo destaca que, além do apoio dado à 1ª Copa de Futsal no Parque Alvorada I, também foram feitas doações de troféus e bola oficial para o 1º Torneio de Futebol Soçaite de Master no bairro Vila Conceição I; e reunião do Prefeito Madeira com o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, para buscar recursos para reforma do Estádio Frei Epifânio.
Além de apoio às competições amadoras da cidade, realização do Fórum da 34ª edição dos Jogos Escolares de Imperatriz, coordenação da 2ª Caminhada e Corrida do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher; apoio para a realização da maratona "Todos contras as Drogas", doação de troféus e medalhas para a final da II Copa Afusir de Futsal. E finaliza: "Durante este período, o apoio às ações realizadas pelos demais órgãos do município foram cruciais para aproximar a comunidade". (Eva Fernandes (ASCOM)
Comentários