Promovido pelo Centro Esportivo Mazzili, foi realizado no último final de semana o Seminário e Curso de Arbitragem de Judô com o professor Marcos Leite, diretor de Arbitragem da Federação Maranhense de Judô, 4º DAN, Árbitro Internacional FIJ C e Líder do Ranking Master da FPJ.
Com carga horária de seis horas, o seminário contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes (SEDEL), abordou a atualização da regra do judô e preparou também a formação de novos faixas preta com a graduação de árbitros estaduais. Segundo o professor Ranieri Mazzili, coordenador do curso, a iniciativa superou as expectativas “por se tratar de uma clínica onde podemos vivenciar tanto na teoria como na prática todas as atualizações que ocorreram na arbitragem da modalidade”.
O curso também qualificou os participantes para atuarem em eventos voltados para o desporto educacional, como os Jogos Escolares de Imperatriz. Essa ação faz parte do Projeto Qualificar – Centro de Estudos de Formação em Esporte, instituído na atual gestão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel), tendo à frente o secretário Saulo Dino. O projeto tem o intuito de formar multiplicadores no que diz respeito ao conhecimento desportivo, ampliando a aprendizagem, formação especializada nas mais diversas modalidades, criando assim, no médio e no longo prazo, uma rede de profissionais habilitados para atuar nas ações promovidas pela Sedel, chancelados e certificados por entidades reconhecidas em suas especificidades desportivas.
Além do curso organizado pelo Centro Esportivo Mazzili, a Sedel também estende o apoio ao atleta de judô Ítalo Mazzili para participação no Campeonato Brasileiro Sub-21 em Recife/PE e no Campeonato Brasileiro Sub-18 em Campo Grande/MS este mês. [Assessoria Sedel]