O grupo de trabalhadores rurais chegou nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, 26 de maio, à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, em Imperatriz. Mais de 100 famílias que vieram dos acampamentos Rosely Nunes, Cipó Cortado, Batata da Terra e Mata Verde, todos no município de Senador La Rocque-MA, querem reintegração de posse para famílias que, no ano passado foram despejadas dos locais onde estavam acampadas.
A ideia dos manifestantes é permanecerem instalados na sede do Incra até que conseguirem respostas positivas para suas reivindicações. Além de exigirem a volta de cerca de 180 famílias para os acampamentos, o grupo protesta por melhorias na estrutura física do prédio que abriga o Incra, assim como mais técnicos e veículos, o que poderia melhorar a qualidade no atendimento aos trabalhadores.
A solução pode sair de uma reunião que deverá acontecer na próxima quarta-feira, entre os trabalhadores e representante do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O órgão atua no processo de regularização fundiária de terras federias na Amazônia Legal. Por este mesmo período, no ano passado, trabalhadores rurais de acampamentos da região também ocuparam a sede do Incra em Imperatriz com várias reivindicações. (Hemerson Pinto)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15013
Comentários