Messias Nicodemus, Manoel Dantas, José Ribamar Torres e Odnalda Cunha no estande da Sectec

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) participou, na noite dessa quarta-feira (24), em Imperatriz, da abertura do X Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), sendo representada pelo secretário-adjunto, José Ribamar Torres. A Sectec está com um estande promocional na feira, que ocorre no Centro de Convenções. Um dos principais programas que tem atraído a presença de visitantes ao estande é o Estágio Viva Primeiro Emprego, que está com edital aberto para 315 vagas destinadas a alunos de cursos técnicos, 19 delas em Imperatriz.
No espaço da Sectec, outras ações da secretaria ganham destaque, como o Maranhão Profissional - programa de formação continuada desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), sob a coordenação da Sectec. Os projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), instituição vinculada à secretaria, como o edital de Apoio à Inovação em Empresas (PAPPE), também são apresentados durante o evento.
Dentro da programação do X Enel, acontece ainda um workshop apoiado pela Sectec sobre inovações tecnológicas no setor pecuário, com palestrantes da Embrapa, Uema, Sebrae e Senai. Na programação de sexta-feira (26), as mesas redondas “Bubalinos e Caprinos no negócio leite e derivados”, “Melhorando a eficiência produtiva - A experiência Balde Cheio e a experiência com bubalinos leiteiros” e “Indústria láctea e o mercado do leite e derivados”. O workshop é coordenador pelo assessor da secretaria, Messias Nicodemus.
O secretário-adjunto, José Ribamar Torres, visitou o prédio que sedia o Centro de Capacitação Tecnológica de Imperatriz (Cetecma) e, adiantou que as instalações serão reformadas e modernizadas, para que assim, a oferta de cursos em Imperatriz possa aumentar, acompanhando a grande demanda por profissionais dos empreendimentos instalados na cidade. “Os Cetecmas têm, hoje, um papel fundamental na execução do programa Maranhão Profissional, por isso a nossa preocupação na melhoria da infraestrutura dos já existentes e na criação de novos centros em outros municípios estratégicos do estado. Em 2012, somente em Imperatriz, mais de 2.600 alunos estão sendo atendidos em cursos como informática, nutrição e saúde, marketing e vendas, dentre outros”, informou o secretário-adjunto.