Durante a primeira edição do “Diálogos com as Juventudes”, na tarde de ontem (20), o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), Bira do Pindaré (PSB), anunciou o projeto de implantação da rede estadual de educação profissional e tecnológica. “O mais importante de todas as ações para a juventude, indiscutivelmente, será a implantação da rede profissionalizante do Maranhão. Por incrível que pareça, nós não temos. O que existe atualmente, em termos de educação profissionalizante, quem faz é o IFMA”, informou.
A ideia, segundo Bira, é implantar a rede a partir do Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), criado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), desde o dia 01 de janeiro, no âmbito da SECTEC. O secretário defendeu a interação entre as secretarias em torno do projeto e convidou a secretária de Juventude, Tatiana Pereira, para acompanhar todo o processo de instalação dos diversos campis do IEMA.
Lembrando os índices de violência contra jovens e as taxas de desemprego, esclareceu a relevância da ação para atender a demanda das comunidades. Para ele, não há outra solução que não seja dentro do investimento em educação pública de qualidade nos níveis superior, técnico e profissionalizante.
“A juventude é nosso público principal. A juventude que tem sido vítima da violência e da criminalidade, a juventude que acorda cedo para trabalhar e estuda à noite, a juventude que precisa concluir o ensino médio e sair de lá com uma profissão, a juventude que se revolta e que lutou por mudança. As juventudes precisam de oportunidades. O caminho é pela educação gratuita e de qualidade. Continuo a luta e a caminhada ao lado de todas as juventudes, que gosto deste plural”, concluiu Pindaré.
Comentários