A secretária-adjunta de Cultura, Caroline Veloso...
... orienta os fazedores de cultura como conseguir recursos para seus projetos culturais

Domingos Cezar

O secretário de Estado de Articulação Política, Márcio Jerry Saraiva Barroso, e a secretária-adjunta de Cultura, Caroline Veloso, estiveram na manhã dessa quinta-feira (8), no Centro de Convenções, quando tiveram a oportunidade de visitar o 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, cujo evento se estenderá até o dia 12 de outubro. Depois, se reuniram com fazedores de cultura, na Sala Krikati.
Acompanhados do deputado estadual Marco Aurélio Azevedo (PCdoB), os secretários do governo Flávio Dino foram recebidos pelo presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Luiz Carlos Porto, e pelo presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Antonio Mariano Lucena Filho, que mediou uma reunião da secretária com diretores de grupos de culturas.
Primeiro a se pronunciar, o deputado estadual destacou a organização do SALIMP, o esforço de seus coordenadores, destacando o Vale Livro como de grande importância para o enriquecimento desse evento. “Essa emenda parlamentar de nossa autoria vai beneficiar 5 mil crianças de escolas públicas que estão tendo agora condições de adquirir seus livros”, afirmou o deputado.
Em seguida, o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, falou da preocupação do governador Flávio Dino com a cultura. “Nesse momento, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, estamos apoiando paralelamente a feira do livro em São Luís e o Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP”, afirmou o secretário, observando que o evento foi enriquecido com o Festival de Música, que vem resgatando os antigos festivais.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho, afirmou que o Fundo Municipal da Cultura foi implantado, o Conselho Municipal de Cultura foi renovado e empossado pelo prefeito Sebastião Madeira. “Estamos em condições melhores de apoiar os nossos fazedores da arte e da cultura, mas é preciso que todos estejam antenados com a lei, razão porque solicitamos da Secretaria de Cultura esta reunião”.
O presidente da AIL, Luiz Carlos Porto, agradeceu as presenças dos secretários, de maneira especial a adjunta, Caroline Veloso, em ajudar a viabilizar os recursos para o SALIMP, através da Lei de Incentivo à Cultura. “Queremos agradecer o deputado Marco Aurélio por nos ajudar a instituir o Vale Livro e a todos que nos ajudam a fazer esse grande evento literário que é o Salão do Livro de Imperatriz”, concluiu.