A Prefeitura de Imperatriz, entendendo a importância de se investir em qualidade na educação oferecida na Rede Municipal de Ensino, tem desenvolvido diversas ações e projetos em todas as 152 unidades escolares através da Secretaria Municipal de Educação.
Em entrevista à imprensa, Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, reafirmou o compromisso de oferecer uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano dos alunos que compõem a rede.
Segundo ele, as ações priorizam a melhoria da infraestrutura, aquisição de imobiliário, construção de laboratórios, salas de recursos e capacitação dos profissionais da educação. “Só este ano, cerca de 1,2 mil professores participaram de encontros e formações continuadas de programas e áreas específicas como Pró-Letramento, Prova Brasil, Educação Inclusiva, Educação Física, Saúde e Prevenção nas Escolas, Escola Ativa, Se Liga, Acelera Brasil, Gestão Nota 10, Comissão de Ciência e Tecnologia, Congresso Municipal de Educação e Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, explica.
Zesiel Ribeiro garante, ainda, que a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), adquiriu cerca de 22,3 mil conjuntos escolares através de convênio com o Ministério de Educação e, também, com recursos próprios.
“A aquisição de imobiliário escolar é resultado do Plano de Ações Articuladas (PAR), elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através da ação de melhoria da infraestrutura física escolar e também com recursos pedagógicos, com a contrapartida da Prefeitura de Imperatriz. Os conjuntos têm tamanhos e especificações para cada faixa etária, além do conjunto de mesa e cadeira para o professor e os que possuem mesa acessível para crianças com deficiência”, afirma o secretário.
Quanto à quantidade de reformas, construções e ampliações, Zesiel Ribeiro enumera. “Desde 2009, realizamos a construção de duas escolas, que são a Maria das Neves [na Vila Cafeteira] e a Professor José Queiroz [no Conjunto Vitória]. Construímos dois poços artesianos; um anfiteatro, na Escola Professor José Queiroz. Realizamos 13 reformas e ampliações. Ainda estão em andamento quatro construções de escolas, seis reformas e ampliações e; oito licitações de construções quadras, poço e reforma de escolas. Implantamos, ainda, vinte salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos com deficiência, e sete estão em processo de implantação, além da instalação de 74 laboratórios de informática em escolas da rede municipal”, finalizou. (Comunicação)

Programas mantidos na educação de Imperatriz

Educação Inclusiva
A Secretaria Municipal de Educação realiza Atendimento Educacional Especializado (AEE) em toda a Rede Municipal de Ensino através das ações do Setor de Inclusão e Atenção à diversidade (SIADI) e através da instalação de salas de recursos para atendimento de alunos com deficiência. Ao todo, a rede municipal possui vinte salas em funcionamento e sete em implantação.
Programa Brasil Alfabetizado
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Em Imperatriz, a etapa 2009/2010 alfabetizou 913 jovens e adultos, na etapa 2010/2011 foram 709 que concluíram o programa na etapa que se finaliza este ano serão 936 alunos alfabetizados.
Educação Infantil
Com a parceria do Sistema de Ensino PROJECTA-Melhor Escola a Prefeitura de Imperatriz através da SEMED entrega material didático a todos os alunos das creches e escolas com turmas de Educação Infantil do municípi,o além de realizar assessoria pedagógica e formações continuadas. Em 2009, 1.013 professores participaram de capacitações, em 2010 foram 978 e, em 2011 foram 623 professores capacitados. É através desta parceria com o Projecta que já foram realizados dois congressos; em 2009 2122 professores e auxiliares participaram do I Congresso Municipal de Educação e, em 2011 2797 professores e auxiliares de toda a Rede Municipal participaram do II Congresso Municipal de Educação.
Universidade Aberta do Brasil
Em março deste ano, a SEMED realizou a inauguração do novo polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Imperatriz. Ao todo, a UAB/Imperatriz tem em andamento quatro cursos de graduação, um curso de formação pedagógica, nove cursos de especialização e seis cursos de aperfeiçoamento. Os cursos são oferecidos através de parcerias com as instituições: UEMA, UFMA, UFMA/TJ e UNASUS/UFMA.