Maurício Macedo: "Imperatriz é o centro das atenções"

Raimundo Primeiro

Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário de Estado da Sedinc (Indústria e Comércio), Maurício Macedo, disse que estava muito feliz em ver o desenvolvimento de Imperatriz e de toda a região tocantina, observando que Imperatriz desenvolveu-se como um grande polo comercial e de serviços, com os setores de comércio e serviços sendo os principais destaques da sua economia, tanto que respondem por 75% do seu PIB (Produto Interno Bruto), com a segunda maior cidade do Maranhão com o ritmo de crescimento acelerado no âmbito da indústria.
Maurício Macedo lembrou que a indústria da construção civil está em ritmo bastante acelerado, percebendo-se a construção de grandes condomínios, hotéis, shoppings - ainda este mês a cidade inaugura mais um grande shopping center com 180 lojas.
Maurício Macedo chamou a atenção para o fato de a indústria da transformação ter grandes investimentos, com destaque para a implantação de um dos maiores projetos de produção de celulose do mundo - a fábrica da Suzano. Um investimento de cerca de R$ 5 bilhões que tem movimentado a economia local, gerado emprego e renda e, também, tem atraído novas indústrias: são fornecedores de tecnologias, caso da Metso, que, além de desenvolver o projeto de engenharia, abrirá uma unidade para manutenção e assistência técnica.
No momento, mais de vinte indústrias estão em processo de análise na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio para posterior implantação no Distrito Industrial de Imperatriz, compromisso assumido pela governadora Roseana Sarney, quando ela começou a sua gestão, em 2009. "De 2009 para cá, já investimos R$ 27,4 milhões na recuperação dos distritos industriais de São Luís, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Grajaú e Aldeias Altas. Temos outros distritos em estudo para serem implantados em diversos municípios maranhenses, ou seja, dez distritos industriais e doze aeroportos, com o objetivo de atrair novas indústrias", revelou Maurício Macedo.
"O governo do Estado reconhece a importância da Fecoimp. Este ano está aqui representado pelas secretarias de Ciência e Tecnologia e de Turismo, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, que é realizado em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão", concluiu.