Obras de terraplenagem do Parque Empresarial de Imperatriz já foram iniciadas

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, apresentará, na quinta-feira (18), a empresários da Região Tocantina, o projeto do Parque Empresarial de Imperatriz. O evento ocorrerá durante um café da manhã promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), às 8h30, no Auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz.

A apresentação do projeto acontecerá durante a Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), onde o secretário participará, na quarta-feira (17), da cerimônia de abertura. A Sedinc marcará presença na feira em um estande.
Este novo modelo de infraestrutura produtiva, os parques empresariais, que estão sendo implantados de forma pioneira no setor público do Brasil pela Sedinc, contam com um conceito moderno de gestão para atender às demandas dos setores da indústria, comércio e serviços e visa atrair diferentes empresas para o município.
Localizado às margens da BR-010, no quilômetro 268, o Parque Empresarial de Imperatriz possui uma área total de um milhão e meio de metros quadrados e contará com 70 novos lotes empresariais.
A escolha da cidade para receber um empreendimento deste porte deu-se em função da importância econômica do município que é a segunda maior economia do Maranhão, marcado por atividades importantes como a produção de grãos, pecuária, extração de madeira, fábrica de móveis, siderúrgica, geração de energia, florestas de eucalipto e celulose.
De acordo com Maurício Macedo, a construção dos parques empresariais são obras estratégicas para o desenvolvimento da economia maranhense, pois além de dotar o estado de um diferencial competitivo para atração de novos negócios, empreendimentos com estes estimulam a interiorização dos investimentos, gerando emprego e renda em diversos municípios do estado. Os parques serão geridos por um moderno conceito de gestão compartilhada entre poder público e empresários, o que caracteriza a Parceria Público Privada.
“Estamos criando uma infraestrutura produtiva moderna que cria um ambiente de negócios favorável à atração de empreendimentos nos municípios, juntamente com os incentivos fiscais que o estado já oferece. O objetivo é dinamizar a economia local, gerar emprego e renda para a população”, explica Maurício Macedo.
O Parque Empresarial de Imperatriz terá lotes distribuídos dentro de um espaço urbanizado com ruas pavimentadas preparadas para o tráfego de caminhões pesados; moderna sinalização de trânsito horizontal e vertical; ciclovias; pátio de carretas para facilitar o progresso logístico.
A infraestrutura conta, ainda, com telecomunicação e internet; sistema de combate a incêndio; equipamentos de vídeo monitoramento com vigilância 24 horas; portaria de controle de acesso de veículos, funcionários e visitantes. Além de contar com o abastecimento de água, energia elétrica, iluminação e drenagem pluvial.

Investimento

Mais de R$ 40 milhões estão sendo investidos na construção de parques empresariais este ano, são recursos do BNDES, através do Programa Viva Maranhão. Existem outros parques empresariais em estudo para serem implantados no interior do estado. (Franci Monteles)