O superintendente do SisReg, Irisnaldo Félix, diz que o novo sistema beneficia os usuários do SUS em Imperatriz
O superintendente do SisReg, Irisnaldo Félix, diz que o novo sistema beneficia os usuários do SUS em Imperatriz

O secretário municipal de Saúde (Semus), Arnaldo Alencar, destacou ontem (30), à reportagem, a importância do Sistema de Regulação (SisReg). Para ele, foi com a implantação desse sistema que o município conseguiu integrar as mais diversas áreas da rede municipal de saúde. “O procedimento, que é feito na Vila Nova ou na Nova Imperatriz, pode ser informado lá mesmo e entra direto no sistema. Já é um grande avanço que nós tivemos nesta gestão. É fundamental esse tipo de implantação de serviço, pois é através destes números que o município vai ou não aumentar ou mesmo pleitear o aumento dos seus recursos”, garantiu o secretário.
Ele observa que o município de Imperatriz já viveu dias bastante sombrios em relação à saúde pública. Mas hoje a realidade é bem diferente, com avanços em todos os setores da saúde pública, principalmente nas áreas da atenção básica e no pronto atendimento de urgência e emergência oferecido pelo Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.
Arnaldo Alencar garante que o sistema de saúde de Imperatriz melhorou muito nestes últimos três anos e oito meses. Para ele, a saúde é uma área complexa e dinâmica, em que os desafios se acumulam, mas entende que é gratificante olhar pra trás, fazer um balanço e constatar os avanços obtidos na atual gestão do município de Imperatriz.
SisReg - Uma das inúmeras ações da atual gestão da Saúde em Imperatriz foi a implantação do SisReg. Ele é um sistema disponibilizado pelo Governo Federal para o gerenciamento de todo o complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. Sem falar no fim das filas.
Apesar de não haver mais necessidade de se enfrentar filas, algumas pessoas ainda insistem em madrugar nos postos de saúde em Imperatriz.
O superintendente do SisReg, Irisnaldo Félix, entende que “o velho costume de madrugar nas filas está sendo erradicado em Imperatriz, desde que foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde o SisReg”.
Segundo ele, “um dos problemas que o atendimento em nossa cidade enfrenta é o crescente aumento da demanda. Muitas pessoas vêm de outros municípios em busca de atendimento”.
No Maranhão, apenas Imperatriz e Caxias implantaram esse serviço. Em pleno funcionamento, esse modelo possibilitará a economia de até 60% dos recursos da Prefeitura, até então gastos com exames, consultas e internações.
Com a implantação do Sistema de Regulação, o SisReg, os usuários do Sistema Único de Saúde sabem o dia, a hora e o nome do laboratório onde farão os procedimentos não enfrentando filas para carimbar requisição de exames e indo aos laboratórios credenciados para realizá-los.
De acordo com o superintendente do Sisreg, dr. Irisnaldo Félix, o Sistema controla toda a sistemática de exames, de consultas e de procedimentos da saúde, que racionaliza recursos a quantitativos. É um sistema que vem para humanizar o atendimento para levar à comunidade com uma maior proximidade e agilidade.
“Isso é uma prova do compromisso, do envolvimento e da responsabilidade da gestão atual em trazer todos os benefícios possíveis, que possam ser executados em benefício da comunidade, especialmente dos usuários do SUS. Isso foi uma meta e um compromisso do governo que está sendo cumprido”, disse Irisnaldo Félix. (Comunicação)