Representando o prefeito Sebastião Madeira no XXIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte, realizado durante todo o dia de sexta-feira (11), no Centro de Convenções, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Imperatriz, Sabino Siqueira Costa, destacou que a cidade pode ser polo do Corredor Centro Norte. “Isso porque Imperatriz tem localização privilegiada, pois é cortada por uma importante rodovia, o rio Tocantins e uma ferrovia”.
Para Sabino Costa, o Maranhão está sendo redescoberto nos últimos três anos, pois vem recebendo grandes investimentos nos mais diversos setores da economia. No seu entendimento, se o estado continuar com esse crescente desenvolvimento, se transformará, nos próximos cinco anos, numa das principais unidades da federação da região Nordeste. “Imperatriz também está vivendo esse momento tão especial com os investimentos que aqui estão aportando”, observou.
De acordo com o titular da Sedec, o Maranhão está sendo redescoberto pelas grandes empresas. “Mas é preciso que esses investimentos sejam aplicados na valorização humana, com a realização de cursos visando preparar o trabalhador para que ele possa ter um emprego com salário digno”, alertou Sabino Costa, acrescentando que “o Maranhão é um estado rico, porém de um povo pobre”. Para ele, somente o investimento no ser humano pode propiciar uma melhor qualidade de vida aos maranhenses.
Na compreensão do secretário, o investimento em logística nesta região do Corredor Central é de suma importância, “uma vez que, se não tivermos uma logística adequada, perderemos a competitividade”. Com sua visão empresarial, Sabino Costa entende que a implantação do projeto de hidrovia das bacias hidrográficas vai desenvolver ainda mais esta região e, de maneira especial, o município de Imperatriz. Sabino Costa justificou aos presentes a ausência do prefeito Sebastião Madeira, o qual, segundo ele, encontrava-se em Brasília numa audiência com o ministro da Saúde.
A Prefeitura de Imperatriz, a exemplo de outras instituições e entidades, como a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), apoiou o evento, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap). A convite da Seaap, a Associação da Horta Comunitária e Posto de Saúde Frei Tadeu, do povoado 1.700, expôs e distribuiu aos participantes do encontro toda sua produção à base de açaí.
Palestras – O ciclo de palestras começou no período da manhã pelo diretor geral da ANTAQ, Fernando Antonio Brito Fialho, que abordou o tema “Infraestrutura e Transportes Aquaviários”. Em seguida, o gerente de fomento do Vale, Eduardo Calléia Jungir, falou sobre “Infraestrutura de Transportes Ferroviários na Região”.
O secretário municipal de Agricultura, José Fernandes Dantas, também foi um dos palestrantes. Ele destacou o tema “O Agronegócio em Imperatriz”. A programação foi coordenada pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte - ADECON, Alberto Pólo Pereira. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14250
Secretário destaca potencial de Imperatriz no Encontro do Corredor Centro Norte
Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Madeira foi representado pelos secretários José Fernandes e Sabino Costa
Comentários