O secretário municipal de Saúde (Semus), Arnaldo Alencar, em entrevista concedida ontem (25) à reportagem, destacou os avanços que foram obtidos nesses últimos três anos na área da saúde pública em Imperatriz.
Ele enfatiza dois pilares fundamentais, que são a melhoria do atendimento na assistência médica no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) e, também, no Hospital Infantil de Imperatriz (HII), inclusive com a criação de enfermarias especializadas na área de Urologia; a criação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica; e o aumento da quantidade de leitos na UTI adulto, que dobrou de quantidade em Imperatriz.
Arnaldo Alencar assinala que, embora tenha ampliado a oferta de vagas nas UTIs, esse atendimento, que deveria ser específico à comunidade imperatrizense, acaba recebendo pacientes de outros municípios maranhenses, do Tocantins e do Pará. “O aumento da frequência em leitos de UTI acaba provocando o estrangulamento das vagas ofertadas no Socorrão”, conta.
Ele também enfatiza a implantação do Programa Saúde do Homem, considerado de suma importância para atender preventivamente o público masculino; a implantação do projeto ‘Consultório de Rua’ que constitui importante dispositivo público que busca reduzir a lacuna assistencial histórica das políticas de saúde voltadas para o consumo prejudicial de álcool e outras drogas por pessoas em situação de rua, por meio da oferta de ações de promoção, prevenção e cuidados primários no espaço da rua.
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Imperatriz também implantará academias públicas, como forma de incentivar a prática de atividades esportivas em bairros e povoados de Imperatriz. “Nós também implantamos, em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa de Hepatites Virais”, frisou.
Arnaldo Alencar assinala, ainda, que o município criou o projeto “Corpo e Saúde”, que dispõe de duas equipes, sendo uma na Avenida Beira-Rio e a outra na Avenida Moacyr Spósito, no aeroporto Renato Cortez Moreira, que incentivam práticas esportivas em Imperatriz. “Temos feito o teste da glicemia [capilar] e aferição da pressão arterial em pessoas que participam do programa ‘Corpo & Saúde’”, acrescenta.
Ele comemora os resultados positivos do projeto “Corpo & Saúde”, que chegou a ser reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), como sendo uma iniciativa louvável de promoção da saúde pública em Imperatriz. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14489
Secretário destaca avanços no setor da saúde em Imperatriz
Arnaldo Alencar destaca intensificação de programas e ampliação do Socorrão
Comentários