Domingos Cezar, de pé, fala do intercâmbio cultural entre Marabá/Imperatriz/Grajaú
O visitante troca livros com o poeta e advogado Francisco Duarte

O jornalista e escritor Domingos Cezar, secretário da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e secretário da Associação Artística de Imperatriz (ASSARTI), esteve sábado em Marabá participando do 8º Café Literário e 3º Amigo Livro, sob a coordenação do poeta Airton Souza, diretor da Biblioteca Orlando Lima Lobo.
Participaram do evento literário membros da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará, professores, estudantes e artistas ligados a música e poesia, a exemplos dos cantores e compositores, Francisco Duarte e Xavier Santos (Javier di Ma-y-abá), autor da música “Ave de Arribação”, consagrada na voz do saudoso Neném Bragança.
Em sua palestra, Domingos Cezar agradeceu inicialmente o convite formulado pelo diretor da Biblioteca Orlando Lobo, poeta Airton Souza, e disse de sua felicidade em retornar, naquela ocasião, à cidade de Marabá. O visitante falou da necessidade de se manter esse intercâmbio cultural entre as cidades maranhenses de Grajaú e Imperatriz e Marabá (PA).
Ele observou que a ligação entre essas cidades começou há mais de 100 anos, quando o maranhense/grajauense Francisco Coelho fundou na junção dos rios Tocantins e Itacaiúnas a cidade de Marabá. “Prova dessa ligação tão forte é que esta linda biblioteca recebeu o nome de outro maranhense/grajauense, Orlando Lima Lobo.
Domingos Cezar informou que até o final de julho, atendendo convite do poeta Luiz Carlos Pinheiro, estará em Grajaú para um encontro com intelectuais daquela cidade maranhense. “E estes nossos encontros estarão mantidos em Imperatriz, durante a realização dos festivais e do Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP”, concluiu.
A reunião festiva foi concluída com uma espécie de “amigo invisível”, quando todos os presentes trocaram livros, de sua autoria ou de outros autores. Na despedida, o poeta Airton Souza falou de sua alegria em ter recebido, naquela ocasião, Domingos Cezar, que estava acompanhado de seu filho, jornalista Domingos Cezar Júnior.