O jornalista e escritor Domingos Cezar, secretário da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e secretário da Associação Artística de Imperatriz (ASSARTI), esteve sábado em Marabá participando do 8º Café Literário e 3º Amigo Livro, sob a coordenação do poeta Airton Souza, diretor da Biblioteca Orlando Lima Lobo.
Participaram do evento literário membros da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará, professores, estudantes e artistas ligados a música e poesia, a exemplos dos cantores e compositores, Francisco Duarte e Xavier Santos (Javier di Ma-y-abá), autor da música “Ave de Arribação”, consagrada na voz do saudoso Neném Bragança.
Em sua palestra, Domingos Cezar agradeceu inicialmente o convite formulado pelo diretor da Biblioteca Orlando Lobo, poeta Airton Souza, e disse de sua felicidade em retornar, naquela ocasião, à cidade de Marabá. O visitante falou da necessidade de se manter esse intercâmbio cultural entre as cidades maranhenses de Grajaú e Imperatriz e Marabá (PA).
Ele observou que a ligação entre essas cidades começou há mais de 100 anos, quando o maranhense/grajauense Francisco Coelho fundou na junção dos rios Tocantins e Itacaiúnas a cidade de Marabá. “Prova dessa ligação tão forte é que esta linda biblioteca recebeu o nome de outro maranhense/grajauense, Orlando Lima Lobo.
Domingos Cezar informou que até o final de julho, atendendo convite do poeta Luiz Carlos Pinheiro, estará em Grajaú para um encontro com intelectuais daquela cidade maranhense. “E estes nossos encontros estarão mantidos em Imperatriz, durante a realização dos festivais e do Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP”, concluiu.
A reunião festiva foi concluída com uma espécie de “amigo invisível”, quando todos os presentes trocaram livros, de sua autoria ou de outros autores. Na despedida, o poeta Airton Souza falou de sua alegria em ter recebido, naquela ocasião, Domingos Cezar, que estava acompanhado de seu filho, jornalista Domingos Cezar Júnior.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15655
Secretário da AIL participa em Marabá do 8º Café Literário e 3º Amigo Livro
Domingos Cezar falou do intercâmbio entre Grajaú, Imperatriz e Marabá
Comentários