O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, foi homenageado durante a solenidade de abertura do X Encontro Nordestino do setor de Leite e Derivados, ocorrida na noite dessa quarta-feira (24), em Imperatriz. O evento acontece até esta sexta-feira (26), no Centro de Convenções. Presentes os secretários chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando o Governo do Estado; de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; além de produtores, representantes de entidades e pesquisadores da cadeia produtiva leiteira em todos os estados nordestinos.
Cláudio Azevedo foi homenageado com o Troféu Dr. Cledson Araújo Cangussu. O prêmio é uma homenagem do proprietário da Fazenda Princesa, Luís Augusto Lula, e do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). O troféu foi um reconhecimento aos serviços prestados ao setor leiteiro da Região Tocantina, bem como à ampliação do Programa Balde Cheio, desenvolvido pelo Sebrae-MA e da reestruturação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, pela Secretaria de de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca(Sagrima).
Gledson Araújo Cangussu foi médico veterinário, pioneiro na consolidação do melhoramento genético da região, por meio da inseminação artificial de bovinos de corte e leite. Foi responsável ainda pelo surgimento da ovinocultura em larga escala na região tocantina.
Além de agradecer a homenagem, Cláudio Azevedo afirmou que o ENEL será um divisor de águas para a produção leiteira no Nordeste e, principalmente, no estado. "O Maranhão está em quarto lugar no ranking dos estados do Nordeste, com mais de 365 milhões de litros de leite produzidos e, aqui, poderemos mostrar o grande potencial que o Maranhão possui", destacou Azevedo.
Também participaram da solenidade de abertura do X ENEL e homenagem ao secretário Cláudio Azevedo o diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED); e o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Antônio Salomão.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14539
Comentários