Sedec se reuniu com secretarias para acompanhar o andamento dos planos de ação

Com a criação da Lei 1.680 de 2017, a Prefeitura de Imperatriz deve apresentar o Plano Municipal de Empreendedorismo e Inovação. Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, realizou capacitação com todos os setores do município e, na quinta-feira, 14, se reuniu com representantes do Planejamento Urbano, Defesa Civil e Políticas para a Mulher para acompanhar o andamento dos planos de cada unidade administrativa.

Eduardo Sousa, secretário da Sedec, esclarece o motivo da elaboração do documento. "A Lei 1680 criou o Sistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação com mais de 30 instituições integrantes. O objetivo é articular de forma estratégica atividades e ações mobilizadoras para o desenvolvimento econômico da cidade. A interação entre as secretarias e de todas as outras instituições construirá canais e instrumentos qualificados de apoio ao empreendedorismo e inovação".
Diego Maciel, diretor de inovação da Sedec, explica que cada secretaria vai elaborar um Plano Anual de Empreendedorismo e Inovação para sua área, destinando em seu orçamento anual recursos para execução. O Plano será objeto de publicação e chamada pública, para formação de parcerias e inovação, contemplará estudos de viabilidade, projetos experimentais, desenvolvimento de startups, aquisição de soluções do mercado, experimentos de soluções, estudos científicos de desempenho e impacto e pesquisas de novas soluções para problemas do Município.
"Imperatriz é uma cidade empreendedora, com potencial incrível para inovação. Juntos podemos pensar em ideias gastando muito menos e incorporando soluções para a gestão municipal", acrescentou Diego.
As ações contidas no plano poderão ser executadas pela Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação também criado pela Lei 1680. Este é fundo dotado de autonomia administrativa e financeira, que efetiva o apoio financeiro aos programas e projetos empreendedores e inovadores de interesse do Sistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação.
A atividades contemplam, também, estudos, pesquisas, programas, serviços tecnológicos e de engenharia, capacitações, eventos, missões nacionais e internacionais para incentivar transferência de tecnologias, desenvolvimento de startups e outras ações de cunho empreendedor e inovador que resulte em soluções de interesse para o desenvolvimento econômico, social, ambiental, científico e tecnológico de Imperatriz. (Luana Barros - ASCOM)