A Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SEDES), Saúde (SEMUS) e Educação (SEMED), realizou ontem (06), na sede do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), o segundo encontro estrutural para a criação da Rede Integrada de Atendimento aos Usuários dos Serviços Públicos do município nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.
O objetivo é debater o fluxo e a estrutura do atendimento disponibilizado aos usuários dos serviços públicos, além de propor nova metodologia de atendimento integrado, a partir do apoio matricial.
Viviane Nóbrega, assistente social da Sedes, explica que o matriciamento é um novo modo de estabelecer troca de saberes entre profissionais de diferentes serviços envolvidos no cuidado com a saúde, com a família e com o desempenho escolar.
"Hoje, aplicamos o sistema de hierarquia vertical, onde a rede de atendimento é centralizada em cada especialidade. A nossa proposta é produzir uma política assistencial a partir do método matricial no sentido de trabalhar a horizontalização das redes de atendimento, com a integração dialógica entre as distintas especialidades e funções", informou Viviane.
A diretora da proteção básica, Antônia Bastos, ressalta que com a implantação desse novo projeto ajudará a fortalecer o atendimento ao usuário do serviço público municipal, seja na área da educação, saúde ou assistência social, uma vez que esses três eixos irão trabalhar de forma integrada.
"O atendimento direcionado será a parte principal do processo matricial, a partir da investigação do tratamento a ser aplicado ao usuário que procurar um dos serviços públicos do município. Porém, toda a rede irá participar formando vínculos entre o usuário e a Rede, garantindo a integralidade da atenção básica", frisou. (Sara Ribeiro - ASCOM)