A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), realizará na próxima semana, nos dias 20 e 21, no Centro de Convenções, o II Congresso Municipal de Educação de Imperatriz, com o tema Formação do (a) professor (a) e os desafios da aprendizagem na perspectiva da Inclusão.
De acordo com Marinalva da Silva, secretária adjunta da Educação, o congresso contará com palestrantes de renome nacional que discutirão sub-temáticas, como: Avaliação Inclusiva, Prática docente, desenvolvimento humano, dentre outros.
“Realizaremos na próxima semana, em parceria com o Sistema de Ensino Projecta - Melhor Escola, o II Congresso Municipal de Educação e contaremos com os seguintes palestrantes: Jussara Hoffman, Adriana Lima Verde, Paulo Buzzar, Isabel Parolin e Manoel Mag. Suas palestras incluirão temas como Avaliação Inclusiva, Educação Inclusiva: desafios para a prática docente, A infância no Maranhão, Aprendendo a incluir e Incluindo para aprender e Desenvolvimento humano e inclusão nos dias de hoje. O evento é organizado em parceria com o Sistema de Ensino Projecta - Melhor Escola e Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria Municipal de Educação”.
Inclusão Educacional em Imperatriz
Em outubro, o Setor de Educação Inclusiva e Atenção a Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz realizou, na Escola Municipal Santa Rita, entrega de um andador articulado dobrável com rodízio à aluna Juliana Santos, que possui Paraparesia (perda parcial das funções motoras dos membros inferiores).
O diagnóstico de alunos com diversas deficiências é feito em toda a rede municipal através das ações do Setor de Educação Inclusiva, que conta com o apoio de diversos profissionais, como psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, pedagogos, psicopedagoga e assistente social.
A rede municipal de ensino de Imperatriz atende atualmente 262 alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. O objetivo das ações de inclusão é formatar, desenvolver e acompanhar a política de inclusão educacional.
Salas de Recursos - É para dar iguais condições de educação a todos os alunos, que a rede municipal de ensino de Imperatriz já possui 15 escolas equipadas com Salas de Recursos Multifuncionais, oferecendo Atendimento Educacional Especializado (AEE) a alunos com diferentes necessidades.
Capacitação:
· Especialização - Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), 34 professores participam do Curso de Especialização em Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – AEE Área de Educação Especial – através de convênio com a Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Educação.
· Formação Continuada - Cerca de 700 professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental têm participado do Projeto de Formação Continuada: “Ler o mundo, escrever a vida: A construção do sujeito com deficiência e sua relação com o conhecimento”. O que contribui com a formação dos educadores, para que estes conheçam as possibilidades de construção da aprendizagem a partir dos elementos que favoreçam a compreensão da pessoa com deficiência.
· Curso de Libras - Em 2011, o Setor de Educação Inclusiva e Atenção a Diversidade ofereceu Ensino de Libras em quatro turmas, totalizando 86 cursistas, nos espaços: Escola Moranguinho, Escola Tocantins e Setor de Educação Inclusiva (turno matutino e vespertino).