Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a 3ª Semana Municipal de Combate e Controle da Hipertensão Arterial foi aberta oficialmente neste dia 24, no auditório da entidade, em Imperatriz.
A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a hipertensão. “Essa campanha tem a finalidade de alertar a população sobre os riscos de não se praticar uma atividade física, estimulando jovens e idosos a combater o sedentarismo”, disse a coordenadora do Programa Hiperdia, Vanessa Aguiar.
De acordo com a coordenadora, após a abertura, a campanha volta-se totalmente para a população. “Extensa programação será desenvolvida durante toda a semana nos postos de saúde dos bairros e povoados. Já na quinta-feira, dia 26, faremos uma prestação de serviço gratuito à comunidade na Praça Brasil”, afirmou a coordenadora.
A 3ª Semana Municipal de Combate e Controle da Hipertensão Arterial será encerrada na sexta-feira, dia 27, com a realização de uma grande caminhada pelas ruas e avenidas de Imperatriz. “Vamos fazer um ‘apitaço’ para chamar a atenção da população, que precisa se adequar a esse novo estilo de vida, pois, caso não haja essa mudança de hábito, a pessoa estará sujeita a ter várias doenças, inclusive hipertensão e diabetes”, afirmou Vanessa Aguiar.

Perigos da doença

A hipertensão, além de ser uma doença crônica, é também uma doença extremamente silenciosa. Muitos pacientes convivem com esta doença e não sabem que a possuem. Vanessa Aguiar disse que “nosso trabalho como profissional é detectar precocemente a incidência da doença, para que ele não tenha um AVC. O número de hipertensos em Imperatriz é muito grande e isso exige também um grande número de profissionais para combater essa doença, tanto que o nome da campanha é “Combate e Controle da Hipertensão Arterial”.
De 2010 para 2011, houve uma diminuição muito grande na taxa de internação por AVC, graças ao trabalho desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde e ao comprometimento de cada profissional. “A luta hoje é para que o paciente não chegue ao AVC”, afirmou Vanessa Aguiar.

Academia de Rua
A secretária municipal de Saúde de Imperatriz, Conceição Madeira, chamou a atenção durante a abertura da campanha contra a hipertensão para a necessidade da prática de atividade física para se preservar a saúde.
“Se você tem hábitos saudáveis de vida, reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. A atividade física, aliada a uma dieta equilibrada, também ajuda a controlar doenças como diabetes, hipertensão e obesidade”, observou a secretária.
Conceição Madeira aproveitou a oportunidade para anunciar a implantação em Imperatriz, numa parceria com o Governo Federal, do “Programa Academia de Rua”, sendo uma na Beira-Rio e outra no aeroporto. A proposta desses espaços é incentivar a prática de atividades físicas e melhorar a qualidade de vida da população.
A Academia de Rua, conforme a secretária, é uma iniciativa duradoura, eficaz, de baixo custo, com perspectivas altamente positivas de retorno econômico e social. “Investir em ações como essa são garantia de retorno em melhoria da qualidade de vida do cidadão, ao mesmo tempo em que representa economia no futuro em gastos com consultas, medicamentos e internações”, ressaltou a secretária. (Comunicação)