Durante o período em que Imperatriz completou 160 anos, a Secretaria da Mulher visitou idosos com 100 ou mais anos. Na ocasião, preparou um certificado homenageando-os pela longevidade e sua participação na vida da cidade.
O primeiro a receber a visita da equipe da Secretaria foi o senhor Agostinho da Rocha Veloso, nascido em 28 de agosto de 1910, em Santo Antonio de Lisboa-PI. Lavrador, casou-se duas vezes e teve 15 filhos. Há seis anos, reside em nossa cidade, na Rua São Francisco, 349, no bairro Vila Lobão, na residência de seu filho Jonas do ECVC.
A segunda a ser visitada foi a senhora Maria de Jesus Pereira da Silva, nascida em 28 de fevereiro de 1907, em Várzea Alegre-CE. Foi criada em Crato-CE. Residente na Rua Piauí, 319, bairro Juçara. Viúva, sem filhos, vive sozinha, vendendo leite na porta de sua casa. É independente, anda pelas ruas resolvendo seus assuntos, fazendo compras, apesar de ser umas das mais idosas visitadas pela equipe (hoje ela tem 105 anos).
A senhora Nuvendora dos Santos Barros foi outra a ser visitada. Nasceu em 06 de março de 1910, em Grajaú-MA, reside na Rua Tupinambá, 2.622, no bairro São José do Egito. Separada, dona de casa, criou seus três filhos com muito sacrifício. Veio para Imperatriz em 1959 a pedido de seu filho, que era fotógrafo. É mãe de João Viana e avó de Dr. Jonilson.
A quarta visita aconteceu para a senhora Aminta Bernardina da Silva, nascida em 18 de maio de 1910, em Saboeiro-CE. Reside na Rua Godofredo Viana, 2.539, bairro Bacuri, em frente ao Colégio Peniel. Veio para Imperatriz com 42 anos e foi professora do antigo Mobral. Vive com seu neto Arimateia, que se dedica com muito amor e atenção a ela. Quando sai para trabalhar, deixa sempre uma chave com a vizinha da direita e outra com a da esquerda e elas sempre vão lhe dar assistência. Quando demoram a servir o lanche, D. Aminta vai para o fogão e faz o seu próprio mingau.
A senhora Antonia Bezerra Moraes foi a quinta a receber a visita da equipe. Nasceu em 14 de setembro de 1910, no município de Caxias-MA. Chegou em Imperatriz em 1973; veio atrás do marido, que era mecânico e estava demorando para voltar. Teve 6 filhos e ajudava no orçamento da casa costurando. Recebeu, inclusive, um alvará da Prefeitura para trabalhar como costureira.
A Secretaria visitou, também, o senhor Remídio da Costa Ribeiro, conhecido por “Seu Pedro”. Lavrador, nasceu em 29 de junho de 1912, na cidade de São João dos Patos-MA. Reside no bairro Santa Rita, na Rua Bom Jardim, desde que o mesmo foi criado. Teve 14 filhos com D. Antonia, com quem é casado há 65 anos. Um dos seus filhos é o Demetrius, empresário, político conhecido em Imperatriz.
José Bispo Ribeiro, conhecido como José Telha, apelido que recebeu por ser ajudante de seu pai, Raimundo Telha, oleiro, reside na Rua Maranhão, 675, no bairro Nova Imperatriz. Nasceu em Barão de Grajaú-MA, em 06 de janeiro de 1912. Chegou em Imperatriz em 1974, com seus filhos, Salustriano e Rafael, que vive e cuida do pai até hoje. Casado com Dona Laura Holanda Ribeiro, teve 15 filhos e vivem juntos até hoje. No dia 26 de julho, eles completaram 76 anos de união (recorde para nossos dias). É avô de Cândido Madeira.
O último a ser visitado foi o senhor José Furtado dos Santos, nascido em 04 de novembro de 1911, em Brejo Anapurus-MA. Veio de Bacabal para Imperatriz chegando no dia 01 de janeiro de 1965. Trabalhou como magarefe a vida toda. Casado com a senhora Auta Assunção dos Santos, falecida em 2009. Teve 10 filhos, seis homens e quatro mulheres. Reside na Rua Monte Castelo, 385, no bairro Mercadinho, com seu filho Ribamar. Hoje, fala com dificuldade devido ao derrame, mas entende tudo que falamos.
A última a ser visitada foi Antonia Benta de Lucena, nascida em 12 de junho de 1904. É maranhense de Pastos Bons. Lavradora, quebradeira de coco babaçu e com as amêndoas preparava azeite, leite e sabão. Teve 7 filhos. Chegou em Imperatriz na década de 70. É neta de uma das funcionárias da Secretaria da Mulher, Jesus Salgado.
Esta foi uma das ações que a Secretaria idealizou para homenagear centenários e centenárias de nossa cidade no aniversário dos 160 anos de Imperatriz e que nos deu muitas alegrias. Em cada residência, parentes e amigos nos acolheram com satisfação e ao receber o certificado agradeciam a homenagem. (Assessoria)