A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC), recebeu a coordenação local da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), que apresentou uma proposta de parceria entre COMCITEC e ABRIC, na qual a ABRIC se disponibiliza, através de sua coordenação em Imperatriz, em participar das atividades da COMCITEC junto às escolas municipais.
Segundo Socorro Bezerra, a COMCITEC já desenvolve um trabalho de incentivo a pesquisa científica na sua rede, realiza oficinas e seminários de iniciação científica, participa da organização das Feiras de Ciências nas Escolas, desde a formação da equipe organizadora até o acompanhamento dos professores orientadores de projetos. Para tanto, a COMCITEC conta com uma equipe de formadores nas áreas de Ciência e Matemática e com a colaboração direta do Setor Pedagógico, Saúde na Escola e outros. Além disso, a equipe COMCITEC faz plantão permanente na SEMED para dar todo o suporte necessário para que a pesquisa aconteça no ambiente escolar, na zona rural e urbana do município.
Socorro Bezerra ressalta ainda que hoje a realização de eventos científicos já faz parte das atividades da maioria das escolas municipais e a ABRIC em 2012, bem como o Núcleo de divulgação científica da Região Tocantina, deram uma grande contribuição para isso. A ABRIC esteve conosco de forma direta quando Gabriel Nascimento da Silva Santos, que era coordenador regional, desenvolveu um trabalho voluntário junto aos estudantes pesquisadores de 9º anos de onze escolas da rede municipal de Imperatriz. A parceria com a ABRIC foi um sucesso!
Os responsáveis atualmente pela coordenação local da ABRIC reconhecem e agradecem o trabalho desenvolvido pelo anterior coordenador regional, Gabriel Nascimento da Silva Santos, que foi fundamental para a realização desta nova parceria. “Os trabalhos realizados anteriormente pelo coordenador Gabriel Nascimento da Silva Santos, em parceria com o Núcleo de Divulgação Científica e a Secretaria Municipal de Educação em Imperatriz, geraram bons frutos e abriram portas para uma nova parceria”.
Nas palavras do coordenador regional, Igor W. Brandão da Costa: “A possível parceria entre a ABRIC e a Prefeitura de Imperatriz viabilizará a atuação da instituição em escolas pontuais, ou seja, que necessitam de uma maior atenção, é o caso, por exemplo, de algumas escolas onde os alunos estão iniciando seu contato com a pesquisa científica”.
Isabela Logrado, coordenadora regional, acrescenta: “Esta é uma parceria que também irá dar continuidade a um trabalho que já vem sendo realizado pela COMCITEC junto aos estudantes das escolas no meio rural. Estamos dispostos a acompanhar os trabalhos da COMCITEC principalmente na zona rural, onde existe uma carência no que tange à pesquisa científica”.
Contudo, para Socorro Bezerra, coordenadora da COMCITEC, a possível parceria com a ABRIC é positiva, pois os trabalhos realizados pela ABRIC somarão junto aos nossos estudantes. Que juntos possamos contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica em Imperatriz. E que a pesquisa não seja privilégio de um grupo pequeno, mas uma oportunidade de aprendizagem para todos.
Sobre a ABRIC
A ABRIC é uma associação sem fins lucrativos voltada para a difusão da ciência entre estudantes pré-universitários e apoio de jovens cientistas. A missão da organização é desenvolver e fortalecer o relacionamento da população com as ciências por meio da disseminação da filosofia científica, visando o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Brasil. Dirigida por ex-participantes de feiras de ciências nacionais e internacionais, a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência visa disponibilizar ferramentas e popularizar as ciências para que a próxima geração de jovens cientistas brasileiros seja formada. A Associação está presente em todas as regiões do país, atuando através de palestras, workshops e premiações em feiras científicas e eventos ligados à cultura científica. A ABRIC possui um importante papel na identificação de potenciais pesquisadores, pois participa e dá prêmios de incentivo na maioria das feiras científicas do ensino médio/técnico da federação. (Luana Barros – ASCOM)
Comentários