A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Coordenação Local do Programa Brasil Alfabetizado (BRALFA), realiza durante toda esta semana Formação Inicial da Etapa 2011/2012 do BRALFA com professores, coordenadores de turmas e intérpretes de Libras nas instalações da I Igreja Batista de Imperatriz. O tema da formação é Alfabetização de alunos - Desafios da razão ao universo do conhecimento.
Letícia Silva Alves, coordenadora local do BRALFA, explica que na etapa 2010/2011 mil alunos foram atendidos pelo programa e que a ideia é que os resultados satisfatórios se repitam nesta nova etapa. “Para nós da equipe do Programa Brasil Alfabetizado, realizar a formatura de mil jovens, adultos e idosos ano passado foi motivo de celebração. Por isso, este ano continuamos com as atividades do Programa Brasil Alfabetizado em Imperatriz e damos início a esta nova etapa com a formação inicial dos educadores”.
Sobre o programa - O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
Local e horário - A formação ocorre entre os dias 06 e 10 de fevereiro das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas instalações da I Igreja Batista de Imperatriz (ao lado do Centro de Convenções), e conta com a presença de alfabetizadores, coordenadores de turmas e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que integram o BRALFA em Imperatriz. (Comunicação)