A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, lança na próxima terça-feira (6), em parceria com o Grupo Imperacine, o programa ‘Escola no Cinema’.
A ideia, segundo o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, é que sempre que houver uma estreia nacional, os alunos da rede municipal tenham “acesso à magia da chamada sétima arte”.
E não é só isso: a concepção do projeto não é que os alunos assistam simplesmente ao filme, mas que, por meio da escrita (redação) e debates, possam expor seus sentimentos e impressões sobre a película.
“Dessa forma, acredito que haja uma contribuição substancial da Secretaria de Educação para o desenvolvimento da consciência crítica dos nossos alunos”.
Zesiel Ribeiro informa que a parceria com o Grupo Imperacine é de, pelo menos, cinco sessões por filme.
“Vamos reunir nossa equipe para definir o critério de escolha das primeiras escolas a serem beneficiadas com o programa. Nessa primeira etapa pelo menos mil alunos, alguns pela primeira vez, terão acesso a uma sala de cinema”, comentou o secretário.
A estreia do ‘Escola no Cinema’ será nesta terça-feira (6), às 10h, no Imperacine, no Shopping Tocantins, com o filme ‘Gonzaga: de pai para filho’, do diretor Breno Silveira, o mesmo de ‘Dois Filhos de Francisco’, que conta a história da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.
O filme - Um acerto de contas entre pai e filho. Esse é o drama que sustenta o filme ‘Gonzaga: de pai para filho’, que conta a biografia de Luiz Gonzaga e retrata, ao mesmo tempo, como era a relação entre ele e o filho Gonzaguinha.
“Para funcionar bem no cinema, toda biografia tem que ter um drama pra puxar a história”, declarou o diretor Breno Silveira, que escolheu três artistas (Land Vieira, Chambinho do Acordeon e Adélio Lima) para interpretar o personagem de Luiz Gonzaga em diferentes fases da vida.
O filme representa um pequeno recorte da vida de Luiz Gonzaga a partir da biografia ‘O Rei e o Baião’, de Bené Fonteles, e também de fitas com diálogos entre o Gonzagão e Gonzaguinha, durante a turnê ‘Vida de Viajante’, a primeira e única que pai e filho fizeram juntos após o ‘acerto de contas’. “Transformamos várias horas de fita em apenas duas horas de filme”, revelou Breno. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14543
Secretaria Municipal de Educação lança Escola no Cinema
“Gonzaga: de pai para filho” será o primeiro filme
Comentários