Ambiente tem despertado o interesse dos estudantes pela leitura

Denis Oliveira e Luana Barros

A literatura de Imperatriz está em festa. Desde o último sábado (23), está aberta ao público a 10ª edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). A abertura oficial do evento aconteceu na noite do último domingo (24), com a presença de diversas autoridades do município.
A exemplo dos outros anos, o público estudantil é um dos mais aguardados no evento. Para facilitar o acesso dos alunos, a Prefeitura de Imperatriz deixou três ônibus à disposição das escolas municipais. Os veículos farão o transporte dos estudantes até o Centro de Convenções de Imperatriz, onde funciona o Salimp.
Segundo o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, a estrutura é a mesma disponibilizada nos últimos três anos. “[A estrutura] não é diferente dos outros anos. Nós estamos disponibilizando transporte para os alunos das escolas municipais virem até o Salão do Livro. Os ônibus estão disponíveis das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira”, garantiu.
Além de visitar o Salimp, as escolas também podem desenvolver atividades, como apresentações teatrais, danças e recitais de poesias. Essa programação é incentivada pela Coordenação de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Segundo o coordenador de eventos da Semed, Edvan Nobre, todas as tardes acontece uma gincana, evolvendo diferentes escolas. Para ele, isso aumenta o interesse dos alunos em participarem do Salimp. “Nós temos a convicção de que essa participação ativa dos alunos nos movimentos culturais desenvolve seu interesse pela escola, porque isso empolga cada um deles”, explicou.
Conscientização - Zesiel garante, ainda, que o trabalho contínuo da Semed tem gerado a conscientização dos alunos, que já se mostram mais dispostos a participar do evento que nas edições anteriores. “A gente percebe que, no primeiro ano, a equipe da Semed ia até a escola, procurando os alunos, tentando trazer, mas tínhamos algumas resistências. A partir do segundo ano, não foi assim. As escolas vinham até nós pedindo para montarmos o roteiro do ônibus para trazer os alunos”, finalizou.
De acordo com a Semed, somente estes três veículos devem levar, diariamente, cerca de 600 alunos para visitar o Salimp.
Nessa segunda-feira, alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro (São José), que integra a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz, realizaram, na Arena Multicultural, o “Musical em Libras”, com o objetivo de demonstrar as ações de inclusão realizadas no dia-a-dia da escola.
O 10º Salimp acontece no Centro de Convenções de Imperatriz até o final desta semana.

Atividades da escolas no Salimp
Terça Escola Moranguinho (Santa Rita), que realizará o Recital “Menina Bonita do laço de fita”
Escola Madalena de Canossa – Poesias sobre o Salimp
Quarta Escola Marieta Albuquerque – Exposição de Projetos
Quinta Escola Municipal Pedro Abreu – Homenagem a Zeca Tocantins