O povoado Coquelândia - corredor da Estrada de Arroz, hoje Rodovia Padre Josimo Tavares - recebeu, na manhã dessa quarta-feira (26), gerentes de diversas áreas da empresa Suzano Papel e Celulose, representantes de entidades rurais e da Prefeitura de Imperatriz, no ato representada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção - SEAAP.
Na ocasião, a empresa entregou à comunidade, através do Conselho de Desenvolvimento Comunitário e Grupo Barroquinas, a Unidade de Beneficiamento do Coco Babaçu. A unidade, de acordo com representantes da Suzano, é um dos resultados da política de relacionamento da empresa com povos e comunidades tradicionais, a exemplo das quebradeiras de coco babaçu.
Representando o Grupo Barroquinas, a quebradeira de coco Zuleide Pereira agradeceu a Suzano Papel e Celulose e a Prefeitura de Imperatriz "pela realização de um sonho e pelo apoio que a Secretaria Municipal de Agricultura tem prestado à nossa comunidade", disse Zuleide, ressaltando esperar que "daqui para frente vamos melhorar nossa qualidade de vida".
O titular da SEAAP, José Fernandes Dantas, que prestigiou a solenidade ao lado do secretário adjunto, Hélio Gregório Fraga, e representou o prefeito Sebastião Madeira, disse de sua satisfação de manter parceria com a Suzano. "São ações como essa que fazem crescer o conceito da empresa e também ajuda consideravelmente no desenvolvimento das comunidades do entorno".
José Fernandes afirmou que a SEAAP vai continuar até o final do mandato do prefeito Sebastião Madeira desenvolvendo suas ações junto às comunidades rurais da mesma forma que vem sendo feita ao longo desses oito anos. "Estamos fazendo a transição para apresentarmos ao próximo gestor um elenco de ações que vem beneficiando os produtores rurais do município".
Entre essas ações, Fernandes Dantas destacou a eletrificação rural, que segundo ele, zerou, uma vez que todos estão sendo atendidos com esse benefício. "Beneficiamos nesse período mais de três mil famílias que não tinham eletrificação em suas propriedades e hoje eles gozam desse benefício e passaram a produzir muito mais", garante o secretário José Fernandes.
Ele observa, ainda, que a SEAAP, por intermédio de seus técnicos, fez acompanhamento técnico ao pequeno produtor, incluindo a distribuição de sementes e recuperação de estradas vicinais. "Mantemos ainda nosso pleito de uma escola agrícola a ser administrada pelo IFMA, que esperamos uma confirmação positiva até o final deste ano", concluiu o titular da SEAAP. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15748
Secretaria Municipal de Agricultura participa da inauguração da Unidade de Beneficiamento de Coco Babaçu em Coquelândia
O secretário José Fernandes falou das ações da SEAAP de Imperatriz
Comentários