A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM) participou, nessa sexta-feira (28), do encerramento da XVI Semana do Encarcerado, que este ano trabalhou com a temática "Sistema Prisional Maranhense: Estruturado para Humanizar". O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), tem como objetivo promover a humanização e a ressocialização de presos de justiça no sistema prisional maranhense.
Seguindo um cronograma de atividades, em Imperatriz a ação aconteceu na Unidade Prisional de Ressocialização (UPRI), com um dia especial de atendimento às mulheres. No momento, foram ofertadas às internas a realização de palestras motivacionais, apresentações artísticas, dinâmicas em grupo, educação física, aula de violão, entre outros.
Na oportunidade, participaram do evento a secretária da Mulher, Conceição Formiga; a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher - CRAM, Sueli Brito Barbosa; a coordenadora da Casa Abrigo, Neusa Araújo Santos; a coordenadora de articulação de políticas públicas, Ana Paula Lixa, assistentes sociais, pedagogas e demais profissionais que compõem a UPRI.
A secretária da Mulher, Conceição Formiga, falou da importância do apoio na promoção dos direitos humanos junto à comunidade carcerária, em especial a feminina. "Mesmo tendo cometido delitos, essas mulheres são pessoas em dificuldades que precisam ser tratadas como seres humanos, para que possam readquirir sua autoconfiança", disse.
A programação em Imperatriz iniciou desde a última segunda-feira (24), tendo como público alvo a população carcerária, servidores do sistema prisional e colaboradores. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram firmadas parcerias com outras pastas municipais, entre elas: Pastoral Carcerária de Imperatriz, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD). Estiveram envolvidos ainda na ação os colaboradores do Projeto Social e Evangelístico Cristo Liberta, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Fundação Educacional de Filosofia e Religião do Norte e Nordeste (Frefrenn), Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), entre outros. [Francisco Lima - ASCOM]
Comentários