Domingos Cezar

A mulher, sobretudo a oprimida e violentada em seus direitos, passou a ser respeitada desde a implantação, em Imperatriz, de um órgão que tem a missão de defendê-la. Desta forma, foi criada no município a Secretaria de Políticas Públicas para Mulher (SMPM), a primeira do estado do Maranhão.
A secretária Conceição Formiga vem, gradativamente, mudando a triste realidade, quando a mulher imperatrizense era desrespeitada dos mais sublimes direitos. Era explorada e maltratada, principalmente, pelos companheiros, os quais se tornavam verdadeiros algozes.
De acordo com Conceição Formiga, ainda persistem os casos de violência contra a mulher, como os verificados recentemente, quando duas mulheres foram assassinadas, mas ela explica que existe toda uma rede de proteção a estas mulheres. “Basta apenas que, quando elas se sentirem ameaçadas, nos procurem”, diz Conceição.
A secretária orienta que, para isso, existe a Rede Especializada no Atendimento à Mulher em Situação de Violência, formada por vários órgãos. Entre estes, a Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a Promotoria Especializada da Mulher e a Delegacia Especializada da Mulher.
Conceição Formiga observa, ainda, que a Secretaria Municipal da Mulher agrega a Coordenadoria de Enfrentamento a Violência contra a Mulher (Casa Abrigo Dra. Ruth Noleto), o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e a Assistência Jurídica Gratuita do Município.
A secretária diz que atua, ainda, na defesa da mulher oprimida, a Rede de Apoio no Atendimento à Mulher em Situação de Violência, da qual faz parte o Centro de Direitos Humanos Padre Josimo, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Fórum de Mulheres de Imperatriz.
“Desta forma, todas as mulheres de nosso município que se sentirem ameaçadas, seja por seus companheiros, ou qualquer outra pessoa, que procurem esses órgãos, os quais estão preparados para lhes dar toda proteção, inclusive abrigo”, diz Conceição Formiga, ressaltando a importância da pasta que dirige desde o início da atual administração.