A convite do prefeito Sebastião Madeira e da secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Miriam Reis, a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania e Ação Social, Luiza de Fátima Amorim, conheceu parte da estrutura do trabalho social desenvolvido pelo município. Também esteve presente na visita o gerente estadual do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Kleber José Lopes.
Sebastião Madeira destaca que a sua gestão é de parcerias. “A secretária Luiza de Fátima veio para firmarmos uma parceria com o Procon, foi feito um convênio com o Procon estadual para melhorarmos ainda mais a defesa do cidadão imperatrizense. Então, nós aproveitamos a oportunidade para mostrarmos a Casa de Passagem, o Cras e o Bolsa Família, para que a secretária possa ter uma ideia de como funciona a ação social de Imperatriz”.
O primeiro local visitado foi a recém-inaugurada Casa de Passagem, a unidade de acolhimento temporário para crianças retiradas do seu convívio familiar por determinação judicial por terem seus direitos violados em função da violência praticada por seus familiares ou responsáveis.
A reforma da Casa de Passagem é resultado da parceria da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude, empresários e voluntários. As novas instalações da casa impressionaram a secretária Luiza de Fátima, pois nem em São Luís existe uma unidade de abrigo como a de Imperatriz.
“Tive uma impressão excelente com a implantação de um sistema social eficiente, funcionando a todo vapor. Isso significa o aumento do índice de inclusão social produtiva, com o atendimento de atenção básica e interdisciplinar. O acesso da comunidade aos serviços de atendimento do estado garante uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais democrática, levando à emancipação municipal e ao avanço político da região”, destaca a secretária Luiza de Fátima.
Em seguida, foi visitado o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Rita, no bairro Bom Sucesso, unidade que assiste a pelo menos 25 bairros da cidade. O Cras oferece serviços socioassistenciais para toda a família, desde crianças até idosos, além de cursos de capacitação profissional.
O último local a ser frequentado pela comissão foi o Bolsa Família, que recentemente ganhou novas instalações, com dez salas, todas adaptadas para atender às necessidades dos beneficiários. Todo o espaço é climatizado e dispõe de uma recepção, com cadeiras e televisão, onde as famílias aguardam pelo atendimento.
Miriam Reis ressalta a importância da oportunidade de mostrar a estrutura física e o atendimento realizado pelos serviços sociais do município. “A secretária teve a oportunidade de ver como está o nosso trabalho, de que forma estamos realizando e como nós estamos tratando esse usuário. Ela ficou encantada com o nosso trabalho e com a estrutura que nós desenvolvemos para acolher esse público”. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14389
Comentários