Novos promotores de Polícia Comunitária
Instrutores falando no encerramento do curso

A Secretaria de Segurança Pública encerrrou na tarde de sexta-feira, o segundo curso de Promotor de Polícia Comunitária, programa criado pelo Sistema Nacional de Segurança Pública, com o objetivo de tornar mais próxima do cidadão a Polícia Militar. A etapa de Imperatriz do curso contemplou 51 pessoas entre agentes de trânsito, policiais militares, bombeiros, policiais civis e presidentes de Associações de Moradores e foi ministrado no Colégio Militar Tiradentes, antigo Jonas Ribeiro, no bairro da Vila Redenção.
Coordenados pelo capitão Marcos Silas Costa, os cursos serão realizados em cinco etapas e foram divididos em quatro polos. O primeiro ocorreu em São Luís, o segundo em Imperatriz, o próximo em Grajaú, Santa Inês e fechará o ciclo em São Luís, quando acontecerá a conclusão e um relatório sobre a iniciativa.
Para o oficial, os objetivos do curso estão sendo atingidos, o que demonstra que os próprios policiais e a comunidade tem interesse nesta integração. “O que podemos observar nos dois últimos cursos, é que há realmente um interesse grande por parte da população e do policial em se aproximarem e se relacionarem. Este é um dos objetivos, se não o principal do programa”, frisou ele.
Durante uma semana os participantes tiveram aulas em diversas áreas, mas o principal foi o seu relacionamento e a integração com a sociedade. “Os dados apontam que a partir de uma integração polícia-comunidade, aumenta o respeito e a confiança de ambos os lados, e isso acaba refletindo na redução da criminalidade, pois indiretamente pode-se confiar que o sistema de segurança estará sempre a postos e estas pessoas passam a ser como policiais, fiscalizando e denunciando e compartilhando do trabalho para diminuir a criminalidade”.
Um dos instrutores do curso, o capitão Serra, também se manifestou favorável a realização destes cursos por entender que a aproximação da polícia com a comunidade só tem a contribuir para uma nova Polícia Militar. “A Polícia Militar Comunitária que hoje existe em todos os estados e que estão promovendo cursos como estes nossos, afinal, fazer parte do sistema nacional de segurança é uma realidade na busca por diminuir a distância e desta forma tornar o sistema mais eficiente e confiável a população”.
Participaram da solenidade de encerramento e entrega dos certificados aos participantes o Cel. Roberto, secretarioadjunto de relação institucional; Delegada Virgínia; o secretário de Trânsito, Cabo. J. Ribamar; Cel. Arquimedes Brito; Capitão Alan e outros oficiais. O evento ocorreu no auditório da própria Escola Militar.