Coordenador Anderson Nascimento ressalta a importância de previnir doenças fazendo exames preventivos

Com o objetivo de traçar o perfil epidemiológico da população masculina de Imperatriz, a Secretaria de Saúde vai implantar o banco de dados sobre saúde do homem. Para o ano de 2013, além de uma vasta programação de palestras educativas, a coordenação planeja lançar a campanha HOMENS COM CARTÃO SUS, com meta de cadastrar 50% da população masculina, bem como atualizar a imunização desse público alvo.
Os servidores lotados no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Imperatriz, deverão participar ainda neste semestre de curso de capacitação para incentivar o público masculino a fazer consultas e exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A informação é do novo coordenador municipal do Programa Saúde do Homem, Anderson Nascimento.
Segundo ele, o objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é trabalhar com prevenção e promoção da saúde pública, evitando dessa forma a internação hospitalar desse segmento da sociedade de Imperatriz. "Vamos trabalhar para acabar com o estigma da invulnerabilidade masculina, criando estratégias que estimulem o homem a participar das ações realizadas na comunidade e UBS", justifica.
Ele também anuncia que será implantado nas unidades básicas de saúde o teste de AUDIT e Fagerstrom para identificar os homens que são dependentes de nicotina e álcool, para encaminhá-los ao serviço psicológico, dando-lhes suporte durante o tratamento.
Rede Cegonha - Anderson Nascimento também anunciou que será implantado, em parceria com a Rede Cegonha, o projeto "Pré-Natal do Homem". "A ideia é levar o homem a participar do acompanhamento do pré-natal juntamente com a esposa, enfocando a paternidade responsável e a realização de exames preventivos com o objetivo de reduzir a transmissão vertical de patologias como AIDS, sífilis e hepatites virais".
Ele diz ainda que o projeto assegura a licença-paternidade, direito assegurado pela Constituição Federal/88 em seu artigo 7º, que ainda não está em vigor em algumas empresas de Imperatriz. "Temos ainda o objetivo de criar o centro de referência do homem, onde será oferecido atendimento especializado e exclusivo a eles", anuncia. (Gil Carvalho/Aurino Brito-Comunicação)