Auditório da Semus permaneceu lotado durante todo o Seminário

Aberto na manhã de ontem (23), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o Seminário que vai promover o fortalecimento das competências técnicas dos profissionais da atenção primária no cuidado com a primeira infância, além de disseminar conhecimentos na perspectiva de contribuir para a redução da mortalidade infantil e para a formulação das políticas públicas. O evento lotou as dependências do auditório da SEMUS e despertou grande interesse de estudantes e profissionais da Saúde de Imperatriz, obtendo êxito total.
O seminário foi uma realização do grupo Cidadania, Educação e Desenvolvimento Social (Cedess), órgão que faz parte do grupo Bem-Estar Familiar no Brasil (Bemfam), uma ONG sediada no Rio de Janeiro com ampla tradição na área de planejamento familiar e ação social e contou com o apoio da presidência da República, da Prefeitura Municipal de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), da Universidade do Sul do Maranhão (Unisulma), da Faculdade de Imperatriz (Facimp) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Na programação, temas como Política Nacional para as práticas locais para redução da mortalidade infantil (palestrante Ubirajara Augusto – Assessor da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político Institucionais da Presidência da República); Interface da Saúde Reprodutiva na Promoção da Saúde da Criança (palestrante: Gabrielle Guimarães, gestora executiva da BEMFAM-CEDESS); e Linhas de Cuidado na Primeira Infância com panorama local (palestrante: Valéria Moreira Alves, coordenadora municipal da Saúde da Criança e do Adolescente de Imperatriz).
Além desses, o Seminário teve ainda a participação de outros palestrantes. Representou o secretário municipal de Saúde de Imperatriz, Arnaldo Alencar, a coordenadora da Saúde da Mulher, Graça Dantas; já o governo do Estado foi representado pelo gestor regional de Saúde, Hélio Pereira.
A coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Alves, ressaltou a suprema necessidade de se aplicar as necessidades básicas para com uma criança, com base no tripé amor, carinho e cuidado, e falou, ainda, da importância do comprometimento de todos os envolvidos na prevenção da Saúde da Criança, principalmente com o intuito de reduzir ao máximo a mortalidade infantil. (Comunicação)