Até agosto deste ano foram identificados 1871 casos da doença em cachorros

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realizará teste rápido para calazar no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, das 8h às 11h. Até agosto deste ano foram identificados 1871 casos da doença em cachorros.
Giselly Vieira Gomes, coordenadora da Vigilância em Saúde, explica a finalidade da iniciativa. "Nosso objetivo é fortalecer as ações de controle da doença pois, quanto mais rápido diagnosticar, mais será evitado o contágio aos humanos".
O calazar se não tratado em animais gera a leishmaniose nas pessoas e a Semus atua nas duas vertentes, tanto nas ações de testes em cachorros quanto na capacitação da rede para atender a pacientes que contraíram a doença. "Temos desenvolvido diversas atividades para melhorar o tratamento de quem tem a doença, diminuir o tempo de espera para o diagnóstico e consequentemente abaixar os índices na região", explica Alair Firmiano, secretário de Saúde. De acordo com ele, os médicos da Atenção Básica e da Urgência e Emergência passam por constantes treinamentos e palestras com especialistas da área, para prestar serviços à comunidade.

Transmissão

Calazar é uma doença epidemiológica causada por um protozoário do gênero Leishmania. A transmissão deste protozoário ocorre através da picada por um inseto vetor, que transporta ele e ao picar o cachorro, o homem ou outro animal, deposita esse protozoário e infecta com a doença. (Luana Barros - Ascom)