Representantes da SEMUS estarão neste sábado na Vilinha tratando do câncer de mama

É neste sábado (20), às 8h, no Posto de Saúde Maria Aragão, bairro Vilinha, a grande mobilização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em torno da prevenção ao câncer de mama, em parceria com a Oncoradium, Hospital São Rafael, Ampare e Avon.
O evento é parte do “Outubro Rosa”, movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O câncer de mama é uma patologia mundial endêmica. Segundo o médico Gumercindo Filho, “de acordo com levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), verificou-se o surgimento de um milhão e 400 mil novos casos de câncer de mama no mundo. No Brasil, a previsão para 2012 é o surgimento de 52.680 novos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer”.
Em Imperatriz, o movimento teve início com uma solenidade na Câmara Municipal, com esclarecimentos sobre câncer de mama e diagnóstico precoce da doença. Estiveram presentes na ocasião entidades parceiras da Secretaria de Saúde do município focadas no propósito da conscientização para o câncer de mama.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher de Imperatriz, Graça Dantas, “o que se espera deste evento é mostrar a importância da prevenção porque, segundo dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres no Brasil e no mundo e é uma das principais causas de mortalidade feminina após os 35 anos”.
O câncer de mama é um assunto sério, que precisa ser enfocado durante os doze meses do ano. Entretanto, ainda segundo Graça Dantas, “o mês de outubro é historicamente representativo para chamar a atenção da população a respeito da doença por meio de eventos como este, que será realizado no Posto Maria Aragão”.
Durante todo este mês de outubro estão sendo realizadas em Imperatriz palestras e ações comunitárias, fechando com a tradicional caminhada no dia mundial de combate ao câncer de mama, 27 de outubro. (Comunicação)