Programação conta com rodada de apresentações e troca de experiências de trabalho das Redes de Atenção Psicossocial das cidade de Resende-RJ e de Imperatriz

Direcionadas para todos os profissionais que compõem a Rede de Saúde Mental do município, as oficinas de atualização profissional iniciaram nessa segunda-feira (13) e seguem até a próxima sexta (17). A capacitação faz parte do projeto de intercâmbio aprovado pelo Ministério da Saúde para fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial (RAPs).

A programação conta com rodada de apresentações, incluindo troca de experiências de trabalho e exposição das Redes de Atenção Psicossocial dos municípios de Resende-RJ e de Imperatriz. Durante os cinco dias do encontro será discutido o modelo estrutural de atendimento praticado pelas Redes de Saúde Mental, com foco no atendimento de urgência e emergência.
"Além de debater os temas que norteiam as políticas de redução de danos dentro da Saúde Mental, neste encontro trocaremos experiências de trabalho, para que possamos conhecer a forma que cada equipe (tanto de Resende quanto de Imperatriz) desenvolve suas atividades em relação ao atendimento prestado aos usuários da rede", explica o coordenador da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Alberto Clésio.
Ele informa ainda que o objetivo principal das oficinas é desenvolver uma escola de formação dentro da Rede de Saúde Mental do município e melhorar os serviços oferecidos por ela. Assim sendo, a partir das discussões, será formulado um projeto de intervenção que visa reduzir danos por meio de um planejamento que prevê ações específicas para cada setor que compõe a rede; alinhando os procedimentos a serem seguidos por eles.
Além disso, como parte da atualização profissional, 20 servidores (um de cada vez) dos Centros de Atenção Psicossocial de Imperatriz passam de 25 a 30 dias na cidade de Resende acompanhando o trabalho desenvolvido por lá e apresentando as experiências de Imperatriz. Com duração de 10 meses, o intercâmbio iniciou ano passado e faz parte do projeto elaborado pelo Grupo Gestor e Coordenação de Saúde Mental de Imperatriz. (Maria Almeida - ASCOM)