Começa nesta segunda-feira (09) a aplicação da vacina que previne contra o vírus HPV, causador do câncer de colo do útero. A abertura da vacinação será realizada às 14h, na Escola Municipal Tocantins. Contudo, para obter sucesso na campanha deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde está reunindo diretores de escolas e pais para explicar sobre a importância e esquema de imunização desta vacina.
A primeira reunião será realizada às 8h desta segunda-feira (09), no auditório da Assembleia de Deus localizada na Rua Gonçalves Dias esquina com a Rua XV de Novembro, no bairro Beira-Rio. “É de extrema importância que todos os diretores das escolas públicas e privadas participem dessa reunião. Já convidamos via ofício, mas reforçamos aqui o convite, para que possamos fortalecer nossa luta contra o câncer”, ressalta o coordenador da Rede de Oncologia do Município, Gumercindo Filho.
A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) segue um esquema vacinal recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), que é composto por três doses. Este modelo, segundo o Ministério da Saúde, garante maior duração da proteção fornecida pela vacina. Tendo em vista este esquema, a primeira etapa será aplicada nas escolas, a segunda e terceira nas Unidades Básicas de Saúde.
O oncologista Gumercindo Filho lembra que a vacina não tem nenhuma contraindicação e que é comprovada cientificamente sua eficácia desde que tomada da forma correta. Segundo ele, na campanha de 2014 apenas 60% das meninas que tomaram a primeira dose procuraram as Unidades de Saúde para tomar a segunda.
Preocupada com o índice de cobertura vacinal, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, declara: “Neste ano não podemos permitir que isso aconteça. Nossa estratégia de distribuição das doses e de divulgação da campanha possibilitará que os pais não esqueçam de levar suas filhas às UBSs para tomar as doses subsequentes, pois para a vacina ter eficácia de 99% cada adolescente deverá tomar as três doses para completar a proteção. Sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira”.
Vale ressaltar ainda que, de acordo com Gumercindo, o câncer de colo do útero é o câncer que mais mata mulheres no Maranhão e nos Estados da Região Norte. A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenção da doença e de extrema importância para diminuir os índices de câncer de colo uterino em Imperatriz.
Quanto à faixa etária, a secretária Conceição Madeira informa que o Ministério da Saúde ampliou de 09 a 14 anos, tendo em vista que o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual, quando as meninas ainda não estão expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18 – principais vírus causadores do câncer. Segundo dados do MS, atualmente existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer, e estima-se ainda que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida. [Maria Almeida – ASCOM]
Comentários